Vegetalização, sustentabilidade e consumo

Por: Blog Consultoria

Categoria: Institucional, Projetos Natura

13 Janeiro 2009

Pouca gente sabe, mas a maioria dos produtos cosméticos e não cosméticos utiliza matérias primas de origem sintética ou outras de origem não renovável, como por exemplo o petróleo.
As matérias primas não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas.
Tirar da natureza o que não podemos devolver à ela, significa colocar o equilíbrio e a saúde do planeta em risco. Nós não queremos isso… e a Natura se preocupa com isso!

Foi daí que surgiu a necessidade de substituir essas matérias primas por outras de origem vegetal, derivadas de plantas, lógico, coisa que não falta no nosso Brasilzão, certo? Este movimento é chamado pela Natura de VEGETALIZAÇÃO dos produtos. Educando as comunidades na maneira certa de cultivo e extração dessas plantas, de forma sustentável, elas se renovam sempre.
Mas não pensem que isso é tarefa fácil, pois temos 3 elementos chave para que esta troca de matéria prima se dê com sucesso:

1)    achar os ativos adequados, que atendam a produção da Natura;
2)    criar uma cadeia de produção sustentável, envolvendo comunidades locais
3)    manter as características dos produtos com novos ativos, ou até melhorar seu sensorial;

nuts.jpg

 Quando estes 3 pilares se encaixam e uma cadeia em perfeita harmonia se fecha, conseguimos oferecer produtos de qualidade que respeitam a natureza. Na vegetalização das fórmulas de produtos Natura, temos um percentual de até 90% de matéria prima vegetal renovável, extraída de maneira sustentável.
Sempre digo que o consumidor tem todo o poder transformador nas mãos. É simples entender que se dermos preferência a produtos que colocam a sustentabilidade em prática, estamos dando um recado para que as empresas se preocupem mais com isso e queiram atender nossas exigências de consumo. A sua cliente não está comprando apenas um cosmético, ela compra bem mais que isso e este é um diferencial nosso que não deixo em nenhum momento passar batido. Falo isso com toda a convicção que tenho na seriedade da Natura em cuidar da natureza e do ser humano com tanto carinho. Esqueçam um pouco que sou blogueira do BlogConsultoria e lembrem-se que antes disso, sou Consumidora e Consultora Natura.

E para finalizar, outro dia estava fuçando na montanha de materiais que tenho, e achei o conceito central da linha Ekos, que conclui perfeitamente este meu pensamento:

“Ekos nasceu da vontade de se fazer negócio de uma maneira diferente, onde todas as partes ganham: natureza, comunidade e empresa. Ao longo dos anos, estivemos sempre à frente em direção a este sonho, provando ser uma tarefa difícil, mas não impossível.”

comentar (22)
compartilhar

22 respostas para “Vegetalização, sustentabilidade e consumo”

  1. Bia Barros disse:

    Israel, excluímos os seus comentários porque de acordo com as regras do Blog não é permitido publicar palavras de baixo calão, xingamentos ou comentários que ofensivos à marca.

  2. JOSY SOUZA disse:

    gostaria de saber da criação da natura amós como foi criada e porque, pois preciso fazer um trabalho da faculdade sobre uma linha de cosmeticos e escolhemos isso, precisamos saber sobre materia prima , porcentual de alcool etc..,.podem me ajudar

    • Adriana - Natura disse:

      Olá Josy, tudo bem?
      O Blog não é o local adequado para pegar esse tipo de informação. Além da questão de segurança, esses são dados estratégicos que não podem ser disponibilizadas nesse espaço. Para assuntos acadêmicos, há um email por meio do qual você pode conseguir algumas informações: comunidadeacademica@natura.net.

  3. THEMIS disse:

    OLÁ, BOM DIA!

    VEJO COM GRANDE SATISFAÇÃO A PROPOSTA DA NATURA ACERCA DA SUSTENTABILIDADE E DA RELEVÂNCIA QUE TEM DADO AOS PRODUTOS NATURAIS DA AMAZÔNIA EM ESPECIAL. aPENAS TEHO ESTRANHADO A RETIRADA DE UM DOS PRODUTOS MAIS EFICIENETS EM TERMOS DA BELEZA DOS CABELOS QUE É O PRÉ-SHAMPOO DE MURUMURU. o QUE HOUVE? POIS ACREDIRO QUE A CAEITAÇÃO DELE ERA MUTO GRANDE ENTRE AS CONSUMIDORAS. A NATURA PENSA EM RESTAURAR SUA FABRICAÇÃO?
    NÓS AS CONSUMIDORAS QUER NOS SENTIMOS ABANDONADAS, QUE PODEMOS FAZER PARA SOLICITAR O RETORNO DO PRODUTO?

    UM ABRAÇO.

    • Olá Themis, tudo bem? Esse produto está fora de linha no momento. Mas existem duas formas para você tentar adquirir o produto: falando com consultoras que fazem estoque e que tenham produtos em pronta-entrega, ou mesmo a partir do Emporio Net, o espaço para promoções exclusivas para consultoras, com produtos descontinuados ou de edição limitada. Espero ter ajudado! Um beijo, Tabata

      • mara lucia de souza wandekoken disse:

        Gostaria muito de saber como é feita a fiscalização das lojas que estão vendendo Natura,pois agora qualquer lugar está se comercializando os produtos,ate mesmo em lugares indevidos,pois sabemos que não pode.Eu como consultora e orientadora estou me sentindo muito prejuticada com essas vendas inlegais,pois muitas vezes no sait não tem o produto mais nas lojas clandestinas tem, ate facilitando no cartão em varias parcelas como pode isso?

        • Bia - Natura disse:

          Mara, tudo bom? Compreendo totalmente a sua indignação, mas o Brasil é enorme e para que a Natura consiga combater a venda irregular, nós dependemos das denúncias. Posteriormente, os casos denunciados são investigados e, caso a venda irregular seja comprovada, eles são notificados da irregularidade apurada e é concedido um prazo para a adequação às diretrizes do modelo de negócio da venda direta. Nessa ocasião, ressalta-se inclusive a possibilidade de rescisão da Ficha Cadastral/ Contrato de Condições Comerciais Consultor(a) Natura. Por isso, NÃO deixem de denunciar, isso é muito importante para que possamos fazer o controle das vendas. Espero ter ajudado. Beijo, Bia

  4. juliane disse:

    amiga adorei , vc finalizou meu trabalho de faculdade ! Muito Grata !

  5. Victor Henrique Oliveira da Silveira disse:

    Ola boa tarde.

    Estou em fazendo um trabalho de pos-graduação onde o foco é o departamento de compras de materias primas de uma empresa relacionada na area de cosmeticos, e a natura me chamou a atenção.

    Se poder me ajudar como por exemplo: onde compra, como compra, caso exista sazonalidade como faz para contornar.

    Muito obrigado pela atenção.

    Victor Henrique

  6. Sandro Zamboni disse:

    Olá!
    Gostaria de saber quais os passos para ser um fornecedor de matéria prima, ex. óleo de linhaça.
    Obrigado.

    • Bia - Natura disse:

      Oi Sandro, tudo bem? Temos parceria com uma cooperativa de pequenos produtores rurais espalhados pelo Brasil e no exterior que colhem ativos naturais como o buriti, o cacau, a castanha, o mate verde entre muitos outros que serão usados nos produtos da marca. Vale lembrar que as comunidades parceirar adotam um bom manejo ambiental, tomam decisões de maneira participativa e gerem bem seus negócios, tendo como base o compromisso com a sustentabilidade . Um abraço, Bia

  7. Ivan farias disse:

    gostei do projeto pois ajudará a desenvolver ainda mais a agricultura do nosso pais, alem do consumidor desfrutar da esencia e da harmonia que a natureza nos ofereçe

  8. Márcia Targino disse:

    Olá pode me ajudar a achar o projeto respéita sp, qual o site?

  9. Missao Tanizaki disse:

    A NATURA está no caminho certo e é um exemplos para todos os outros ramos / atividades desenvolvidas aqui no Brasil. Toda a Sociedade Brasileira precisa valorizar os trabalhos da NATURA e também empenhar esforços para que a outras EMPRESAS passem a investir nessa direção, como abaixo exponho.

    MATÉRIA PRIMA & AGUAPÉ

    Tudo se faz e/ou constrói a partir de alguma MATÉRIA PRIMA, nisso a HUMANIDADE até a atualidade sempre procurou encontrar as MINAS de MATÉRIA PRIMA, mas neste MILÊNIO teremos que mudar essa situação e passar a PRODUZIR a MATÉRIA PRIMA de que necessitamos e cuidar do Meio Ambiente & Biodiversidade.

    Quem investir na Antiga SISTEMÁTICA corre o RISCO de perder TUDO ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    Se isso é VERDADEIRO porque não investir na Produção do AGUAPÉ se ele é o Melhor Despoluidor das ÁGUAS e é “O mais IMPORTANTE VEGETAL para produção de BIOMASSA” e pode Substituir o PETRÓLEO & seus DERIVADOS.

    Para estabelecer Produção de AGUAPÉ não requer Grandes INVESTIMENTOS, como ocorre como o PETRÓLEO & seus DERIVADOS, além disso apresenta VANTAGEN, não imagináveis na quase totalidade da Sociedade Brasileira, onde incluo os nossos Pesquisadores e demais Autoridades Brasileiras.

    Você que acredita no Potencial do AGUAPÉ ajude a DILVULGÁ-LO.

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química

    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

  10. Jani, os motivos da descontinuaçnao podem ser muitos. Desde a indisponibilidade ou inviabilidade da extração do murumuru, até a sua pouca aceitação no mercado.

  11. Marcia Macedo disse:

    Eu adoro os produtos Ekos Natura, principalmente em frente a preocupação da empresa ao meio ambiente como a vegetalização dos produtos, me sinto satisfeita ao saber que estou adquirindo um produto de uma empresa altamente preocupada com o meio ambiente.

  12. Jani F. Souza disse:

    Gostaria de saber por quê a Natura retirou de linha a pasta pré-shampoo de Murumuru. Têm alguma forma de conseguir este produto?

  13. Verônica Tarrão disse:

    A atitude da Natura frente à sustentabilidade do planeta é bastante louvável. Por esta razão, ao conhecermos suas propostas nos sentimos também motivados a fazer a nossa parte.
    Parabéns pela iniciativa. Precisamos encontrar e ser parceiros na busca pelo ideal de sustentabilidade neste nosso imenso país repleto de diferenças e desigualdades sócio-econômicas.

  14. Oi Adorável Julia, não temos conhecimento do lançamento desses produtos, mas, registramos sua sugestão no SNAC. Bjs

  15. Clara disse:

    Gente, e por falar em Natura Ekos, a promoção Natura Ekos 40 pontos do Ciclo 2 para a consultora natura esta simplesmente MARAVILHOSA. Eu já fiz meu pedido, ganhei os brindes e ja vendi. Vou fazer mais pedidos para ganhar mais brindes. Que a Natura continue
    fazendo promoções como esta para nos incentivar a vender ainda mais.

  16. Como consultora e consumidora Natura gostaria de saber se a Natura pretende lançar linhas de maquiagem mineral, como algumas marcas estrangeiras?

  17. Eliete (Lili) disse:

    Você sabia que o Brasil teve a primeira embalagem de papelcartão com o selo FSC – Forest Stewardship Council (em português, Conselho de Manejo Florestal), entidade internacional que promove o uso responsável das florestas em todo o mundo? E advinhem só quem qual empresa obteve este sêlo. Para quem vai aos Encontos Natura isso não é novidade, mas não custa nada lembrar, o produto foi da linha Chronos – Complexo Redutor de Linhas de Expressão Creme Contorno dos Olhos Spilol- o primeiro a chegar ao mercado com embalagem certificada. Isso é sustentabilidade. Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com