Um prêmio em Ecodesign

Por: Blog Consultoria

Categoria: Institucional, Projetos Natura

30 agosto 2010

No últimao dia 23 de agosto deste ano a Natura aumentou a sua lista de prêmios conquistados.

Dessa vez, a premiação veio da versão brasileira do Idea Awards, uma das premiações de design mais importantes do mundo. O grande vencedor da noite??? Sabonete Natura Ekos! mas vocês sabem o que é Ecodesign?

Está lá a definição da Wikipedia: “Eco-design é o termo para uma crescente tendência nos campos da arquitetura, engenharia e design em que o objetivo principal é projetar lugares, produtos e serviços que, de alguma forma, reduzam o uso de recursos não-renováveis ou minimizem o impacto ambiental(contraste). É vista geralmente como uma ferramenta necessária para atingir o desenvolvimento sustentável.

Tendo isso dito, já podemos dizer também que a grande parte das embalagens de produtos Natura são feitas de acordo com os preceitos do Ecodesign. Para um produto ser concebito dentro deste conceito, todo o ciclo deste produto precisa ser sustentável. A produção precisa encontrar formas de diminuir seu impacto no meio ambiente, os componentes da embalagem e ingredientes do produto precisam utilizar-se de matérias primas renováveis, o próprio uso do produto precisa ser pensado de forma a não poluir, além do descarte também precisar ser de baixo impacto para o planeta. Não pensem que conceber tudo isso num produto é tarefa fácil, mas para a Natura é uma busca constante, a gente sabe disso.

Há também aquela referência errada que as pessoas ainda fazem do Ecodesign com o artesanato. Tem uma entrevista bem legal da Joice Joppert Leal no Estado de São Paulo, elucidando esta questão. Ela que é diretora executiva da organização Objeto Brasil, que representa no País o prêmio internacional IDEA Awards e tem como objetivo a promoção do design brasileiro aqui e no exterior. Confira AQUI.

Pois é CNs, os nossos Sabonetes Natura Ekos são muito merecedores deste prêmio. Além de seus ativos serem cultivados e extraídos de forma sustentável, utilizando matérias primas renováveis, ele foi criado para evitar desperdício,vendido em lascas ou gomos, ou até para fatiar. Confiram a matéria completa AQUI.

Fico orgulhosa a cada prêmio recebido pela Natura, sabe, porque realmente me sinto parte de tudo isso.

A-DO-REI!

comentar (1)
compartilhar

One response to “Um prêmio em Ecodesign”

  1. Marcella disse:

    Olá. amo os produtos da Natura e adorei o site!! inclusive postei sobre uns produtos da Natura hoje.. to se seguindo, ok?
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *