Técnicas de vendas: transforme um não em sim

Por: Bia Barros

Categoria: Meu Negócio, Dicas de Vendas, Meu Negócio, Meu Negócio, Treinamento

13 julho 2017

perfumes

Você já teve algum cliente que nunca tem tempo de falar com você? Ou você pede um produto que está indisponível e tem que dar essa notícia para um consumidor mais difícil? Na nossa atividade a gente tem que passar por várias situações delicadas e precisamos ter jogo de cintura para lidar com isso. Encontrei no Site Consultoria um material bem bacana que ensina técnicas de vendas para estarmos mais preparad@s para lidar com essas situações ‘saias justas’.

A primeira coisa é que a gente tem que adequar a nossa comunicação ao perfil do consumidor. Afinal, o nosso papel na Venda por Relações é ajudar a pessoa a escolher os produtos sem pressioná-la para isso. Ou seja, a gente tem que personalizar o atendimento para cada tipo de cliente. Se ele for mais sociável, é possível dedicar mais tempo na abordagem. Mas, se for uma pessoa mais objetiva, precisa apresentar de forma ágil e clara o produto que ela quer. O principal é saber o perfil de cada um deles e agir de forma específica, como a gente já falou no post 7 dicas infalíveis de abordagem nas vendas.

Entenda que o não faz parte da nossa vida como Consultores e Consultoras. O que importa é não desanimar diante dos “nãos”. Ao contrário, transforme cada situação negativa em uma possibilidade de negócio.  A gente separou aqui algumas situações para demonstrar como é possível fazer isso. Quer ver?

O produto estava indisponível? Isso faz parte do mundo das vendas. Por isso mesmo, precisamos estar preparados para situações como esta. Antes de qualquer coisa, peça desculpas por não conseguir atender a pessoa. Na sequência, apresente outra opção, mostrando as vantagens e benefícios que equivalem ao produto em falta. Ao fazer isso, você demonstra que está se esforçando para ajudar o cliente a encontrar uma solução ao que procura.

– Cliente que compara com o preço da concorrência: Mostre ao cliente os diferenciais da marca. Quais os ativos, os benefícios e porquê vale a pena investir nos produtos da Natura. Por isso, fique sempre bem informada fazendo os cursos, participando dos treinamentos e buscando os argumentos de vendas para se sentir segura em apontar as características únicas dos produtos. Demonstre paixão e entusiasmo pelos produtos que você representa para conquistar  a confiança dos seus clientes.

A pessoa insiste para pagar fora do prazo: o combinado não sai caro. Na hora de efetuar a venda já estabeleça que só entrega o produto depois do pagamento. Assim, você não fica no prejuízo. Se o cliente não pagar, você pode vender para outra pessoa. Ofereça desconto ou um brinde para incentivar o pagamento à vista.

E você, como lida com essas situações? Tem alguma outra dica valiosa para nos dar? Deixe aqui!

 

comentar (7)
compartilhar

7 responses to “Técnicas de vendas: transforme um não em sim”

  1. Tarsila disse:

    Qd tiver alguma dúvida em relação a venda tipo de produto pra pele posso procurar ajuda direto no site

    • Bia Barros disse:

      Pode sim, Tarsila. A gente está aqui para isso. O objetivo do Blog Consultoria é ser um canal de comunicação entre Consultoras de Beleza para trocar experiências e informações sobre a atividade. Um beijo grande e muito obrigada pela participação

  2. Estou tentando negociar meus boletos não consigo lugsr zona rural e não tem orelhão ou fixo ligue pra mim

    • Bia Barros disse:

      Leonilda, infelizmente não conseguimos ajudar por aqui porque não temos acesso aos sistemas da Natura. Você pode quitar seus débitos no site Consultoria Natura, na seção “créditos e títulos”. Basta acessar http: //www.meustitulos.natura.com.br e visualizar todos os boletos vencidos ou a vencer. Nesse campo, você poderá consultar suas dívidas, juntar todos os boletos vencidos num só boleto e renegociar sua dívida de uma vez. Saiba como fazer isso, vendo o passo-a-passo aqui: https://youtu.be/InDA-_jvLmk . Qualquer dúvida ou problema, consulte sua CNO ou GR ou ligue para a Central de Atendimento Natura (CAN) no 0800-7628872 ou 03007628872 (para celulares). Obrigada

  3. olá minha mãe pode enviar o pedido do ciclo 11 deste ano?

    • Bia Barros disse:

      Fabiana, sua mãe está no ciclo 11? O ciclo abre em datas diferentes para cada região e por isso mesmo cada região tem o seu calendário. Para saber a data dos ciclos na sua região, acesse o site Consultoria. No canto superior à esquerda, tem o número do ciclo vigente e logo abaixo a data de abertura e fechamento que corresponde ao seu setor, ok? Na captação de pedidos também terá um campo com a data de abertura e fechamento do ciclo no seu setor. Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *