Segredos de venda

Por: Bia Barros

Categoria: Seu Negócio, Dicas de Vendas

29 maio 2017

dicas consultoria

Eu vou contar um segredo para vocês. Há alguns anos, eu fiz um trabalho temporário numa agência de marketing que prestava assessoria à várias marcas famosas. A minha ocupação era praticamente avaliar como as lojas estavam vendendo os produtos e, principalmente, como os vendedores convenciam os consumidores a comprar um determinado item.

A gente tinha que observar todos os detalhes dos pontos de venda e responder um questionário bem longo, com informações minuciosas sobre a exposição dos produtos, a abordagem do vendedor, avaliar o conhecimento do vendedor sobre a mercadoria que estava apresentando, enfim, tudo o que faz com uma venda seja finalizada com sucesso. Isso serviu de um modo especial para a minha atividade de consultora porque aprendi a identificar o que é preciso fazer para ter bons resultados nas vendas.

E eu posso te assegurar que, depois de visitar dezenas de lojas das mais diversas marcas, eu entendi que existe sim uma receita para que um consumidor volte a procurar você para comprar. Então, vamos lá:

  • Vender não é insistir: geralmente, vende quem ter argumento e não quem fica insistindo. Quando você insiste para um consumidor levar um produto, sem explicar porque aquele produto vale a pena, além de passar por uma pessoa chata, os argumentos perdem a credibilidade. Afinal, fica claro para o consumidor que o foco é a venda e não a necessidade dele;
  • Informação é diferencial para as vendas: numa época de concorrência acirrada, com várias marcas e produtos disputando espaço, vende quem tem informação sobre os produtos que representa. No caso da Natura, por exemplo, é sempre bom se informar sobre as propriedades dos produtos, os diferenciais da marca, dizer que os produtos da natura não são testados em animais e que a empresa tem certificações internacionais garantido assim a confiabilidade sobre os ativos utilizados e os processos produtivos. Enfim, faz a diferença ter argumentos que comprovem os benefícios que o consumidor vai ter ao adquirir o produto;
  • Passar confiança sobre o produto que está apresentando: hoje em dia, os consumidores estão muito mais antenados e têm muito mais recursos para saber se uma notícia é verdadeira ou falsa. Por isso, não adianta informar coisas que você não sabe a fonte ou que não tem certeza se é verdadeira ou não. Às vezes, a gente acaba promovendo boatos falsos e dando informações erradas porque não checa a informação direito. Então, se um cliente pergunta uma coisa que você não sabe se é verdade ou não, responda que vai se informar a respeito e procure o site natura, o blog, o atendimento e os canais oficiais da empresa para dar a informação correta para o consumidor.
  • Promova a Experimentação: quando um vendedor demonstrava a funcionalidade e o benefício do produto, em quase 80% dos casos o cliente levava a mercadoria. No nosso caso, a gente ainda tem as vantagens da experiência sensorial: sentir a fragrância de um perfume na pele, a textura de um hidratante no corpo ou o efeito da maquiagem para cada tipo de pele faz toda a diferença! Se uma cliente está indecisa sobre a compra do produto, a experimentação do item define a venda. E isso é óbvio: porque ela está vendo ali na hora se o resultado agradou ou não. Então, invista nas amostras e na demonstração: é essencial para ter bons resultados.
  • Ouça seu cliente: na venda por relações, importa você atender a necessidade da pessoa. Não tente adivinhar ou impor o seu gosto, mas fique atenta ao que aquela pessoa realmente está buscando. Se você mostra que foi cuidadosa e que ouviu com atenção, pode ter certeza que aquela cliente não vai esquecer de você e ainda vai te indicar para outros clientes. Nos pontos de vendas que eu fui ouvida com respeito– e não só como mais uma cliente – eu voltei em diversas outras ocasiões e me tornei uma cliente fiel.

Se você ainda tiver dúvida em como vender, vale a pena acessar o conteúdo do aprenda mais. Tem um material incrível lá com dicas de consultoras para vender perfumaria. Quer ver?

 c9-arrepie-nas-vendas-de-perfumaria

comentar (9)
compartilhar

9 responses to “Segredos de venda”

  1. Muito bom o texto ótimas dicas para aumentar as vendas

  2. muito boas as dicas,sei que de agora em diante irei melhorar muito na minha atividade de consultoria e aumentar o meu negócio

    • Bia Barros disse:

      Que bom que você gostou desse conteúdo, Adriana! Estamos aqui torcendo para que tenha muuuuuuito sucesso nas vendas! Beijo e obrigada pela participação

  3. Claudio disse:

    Trata-se de comentário sobre o site da natura que havia um chat. Que hoje por sua vez não há como falar com a natura pelo “CHAT”. Transformaram o chat em uma maquina a qual não interpreta as perguntas. (corrigido) No dia 31/05/17 estava funcionando com atendente. Hoje quero respostas e nada. E estou publicando aqui no para ver se faz efeito…

    • Bia Barros disse:

      Claudio, por favor, consulte sua CNO ou GR ou ligue para a Central de Atendimento Natura (CAN) no 0800-7628872 ou 03007628872 (para celulares). Obrigada

  4. Claudio disse:

    Hoje não consigo falar com ninguém. Transformaram o chat em uma maquina e por sua vez não interpreta minha pergunta. No dia 31/06/17 estava funcionando com atendente. Hoje quero respostas e nada.

    • Bia Barros disse:

      Claudio, consulte sua CNO ou GR ou ligue para a Central de Atendimento Natura (CAN) no 0800-7628872 ou 03007628872 (para celulares). Obrigada

  5. Muito bom o texto. Ótimas dicas. Realmente é algo simples mas que faz toda a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *