projeto Reciclagem: resultados

por: .

Apesar do Projeto de Reciclagem de Produtos Natura ser recente, já começamos e ver os resultados, e eles estão por todos os lados, na casa de nossos clientes, nas nossas próprias casas, no serviço do lixo, nas cooperativas de reciclagem, na vida desses catadores cooperados, mas principalmente no meio ambiente, que é poupado duplamente: diminui-se o descarte resíduos e  o uso de seus recursos, ao passo que a matéria-prima já produzida pode ser reutilizada.

Nossa contribuição local ao recolher os materiais Natura para reciclagem é de importância indiscutível, pois é a partir dela que todo este processo se inicia. Então prepare-se, porque com toda a intenção de expandir o projeto para outros estados e cidades brasileiras, ele vai ganhar ainda mais importância e seus resultados serão ainda mais expressivos. Comecem já a plantar esta sementinha em seus clientes, recolham o máximo de embalagens e materiais que conseguirem.

cs_ciclo10-08_r_0017eps.jpg

O projeto nasceu em Recife, em formato piloto, por isso os primeiros resultados começam a aparecer por lá, naturalmente. Outra transformação importante promovida pelo projeto foi nas cooperativas de catadores, e nas suas vidas. Os materiais da Natura, considerados de qualidade superior por estes trabalhadores, lhes proporcionou o aumento do valor pago por material, aumento do volume de trabalho e uma melhor condição de vida.

“Não tem valor, não tem dinheiro no mundo que pague esse sentimento: eu fui útil, que eu fiz alguma coisa. Eu fiz a diferença. Eu vim aqui para esse mundo e não passei em branco. Hoje me sinto um cidadão. De fato e de direito”.

Jose Cardoso – Cooperado e fundador da cooperativa parceira de Recife

Estou ansiosa para que o projeto se amplie!

  1. aal. Associação de Coleta Seletiva disse:

    Bom dia .
    temos uma associação de coleta seletiva e gostariamos de saber se há possibilidades de firmarmos uma parceria junto a Natura uma vez que buscamos parcerios para darmos continuidade a nossa Associação,pois estamos com problemas de coleta de materiais para mantermos todos os associados.

    Atenciosamente

    Nilton Limonta
    AAL Associação de Coleta Seletiva de São Paulo

    Fone (011)2202-1261

    Responder
  2. Beatriz disse:

    Monica (comentário nº 47), tudo bem?

    O Projeto Reciclagem de Produtos Natura visa mobilizar Consultores e Consultoras Natura para que, voluntariamente, recolham as embalagens pós-consumo da Natura de seus clientes e as encaminhem, por meio das transportadoras parceiras, às cooperativas de catadores locais. Assim, além de reduzir o impacto ambiental, contribuímos para a inclusão social e a geração de renda das pessoas que vivem da coleta seletiva desses materiais. Para saber mais detalhes do Projeto de Reciclagem de Produtos Natura, entre em http://blogconsultoria.natura.net/2008/07/10/projeto-reciclagem-de-produtos-natura.
    Um beijo,
    Bia

    Responder
  3. monica aguiar disse:

    tenho enteresse saber quais foram as estrategias e taticas usada para esse projeto mravilhoso. obrigada

    Responder
  4. Eliane Paula Silva disse:

    Eu estou muito feliz por esta fazendo parte da natura.para mim foie esta sendo uma maravilha…..Obrigada a minha comsutora Ozelia se ñ fosse ela ñ estaria aqui com vcs….bjoooooooo

    Responder
  5. Rosana de Queiros parreira disse:

    Gostaria que vcs fabricassem a saboneteira do sabonete naturé que minhas clientes estão pedindo, e quanto ao projeto é ótimo nós estamos fazendo um projeto na minha escola sobre reciclagem de garrafas pet . parabéns!!!!!!!!!!

    Responder
  6. Eline Osvalda da Silva disse:

    Com meus botões já havia pensado nisso,mas, jamais pensei que a natura ia ter uma atitude tão linda e humilde.Parabéns,aguardamos e, esperamos que seja logo,logo.

    Responder
  7. Luciana Soldi Bullara disse:

    Simone, já temos o projeto em São Paulo, talvez ne, todas as GVs participem. Verifique no seu Setor com sua GR ou CNO.

    Responder
  8. simone rebouças disse:

    Olá,

    Espero que em São Paulo, tenha logo, …não sei por que ainda o projeto não foi lançado em São Paulo. O que falta?Por que a demora?

    Responder
  9. Rosària das Graças Azevedo Araùjo disse:

    Legal a ideia,nâo levo jeito porem tudo na vida se aprendi vou tentar. Parabèn!!!!!

    Responder
  10. Rita C Guimarães disse:

    Parabéns!!! Gostei da sua iniciativa e gostaria q enviasse p/ mim de como começar . Tenho muito interesse em desenvolver projetos nessa área. Inclusive, já recolho c/ alguns clientes frascos de produtos. Interessante q muitos me perguntam p/ q eu quero, eu digo q na próxima compra eu darei desconto há q devolvê-los…

    Responder
  11. Luciana Soldi Bullara disse:

    Carlos, pelo Site Consultoria, no menu do cilo, clique em Campanhas > Campanha Indicar faz Bem.

    Responder
  12. Luciana Soldi Bullara disse:

    Carlos, pelo Site Consultoria, no menu do cilo, clique em Campanhas > Campanha Indicar faz Bem.

    Responder
  13. carlos jesus novaes disse:

    olá colegas?Gostaria de saber como faço pra indicar uma amiga pela net?Tenha um bom dia todos vcs um abraço.

    Responder
  14. paulinho disse:

    O essencial feminino mudou a fragranciaa? pq sei la as mininas que trabalham cumigu sempre usavam todas era muito bom , so q agora elas naun compram mais, falaram q mudou , e verdade?

    Responder
  15. gerivan mendes disse:

    adorei esta iniciativa se todos adotasse este método o mundo seria cada vez melhor !!!!!!!!!!!!!!!! parabéns

    Responder
  16. Luciana Soldi Bullara disse:

    Viviane, como escrevi no artigo e citei em alguns comentários, esse projeto deve se estender ainda este ano, porém hoje só está disponível para Recife e algumas GVs de São Paulo capital. Mas nem por isso você deixará de encaminhar seu lixo à reciclagem! Encontre um serviço de coleta em sua cidade, e quando o projeto da Natura chegar aí, você continuará utilizando o serviço de sua cidade, porém encaminhará os materiais Natura para a coleto do projeto da Natura! Então mãos à obra flor!

    Responder
  17. adrina rodigues disse:

    pois é estou um pouco chatiada
    tenho um cliente muito bom,quis
    mudar de perfume, eu indiquei o
    essencial,só q ele falou q é muito
    ruim..fiquei chateado,pois a natura q produz coisas baos…
    mas vcs podem dar uma melhorada ai
    mas de resto tá tudo otimo…prabéns à vcs……….

    Responder
  18. Viviane Ferreira disse:

    Gostaria muito de saber qual o procedimento mais adequado para participar do projeto de reciclagem aqui no Rio grande do Sul mais especificamente Passo Fundo. Se tiver maiores informações por favor mande para o meu e-mail.

    Responder
  19. Maria Aleluia disse:

    Vocês estão de parabéns, se todos se tivessem conciência do bem que a reciclagem faz o mundo seria melhor.

    Responder
  20. Luciana Soldi Bullara disse:

    Neilla, não se esqueça que mesmo que a sua cidade ainda não seja participante do Projeto de Reciclagem de Produtos Natura você pode encaminhar à reciclagem as suas revistas e qualquer outro material que seja reciclável, através de algum outro programa, certo?

    Responder
  21. marsilene (S/P disse:

    Parabéns,,,,,,,continue vamos fazer a diferença, não somos todos, mas juntos seremos a maioria…….. Marsilene. S/P

    Responder
  22. Neilla Geanine De Souza Castro disse:

    Acho òtimo o projeto, tomara que chegue logo na minha cidade,pois até as revistas tenho pena de jogar fora, e tendo a recicligem sei que vão ser aproveitadas.
    Parabéns Luciana.

    Responder
  23. Cida Vaccaro disse:

    O projeto é ótimo, adorei a idéia,mas eu acho que precisa ser melhor aproveitado e colocado em prática em todas as Regiões.
    A Natura sempre (focou) em reciclagem,mas não se preocupou em reciclar as proprias embalagens; revistas…Ideias de renovação juntos em parceria c/as cv,elaborar projetos como por exemplo reciclar as prórias revistas vencidas,acabaria com a falta de material p/ todas as cv.
    Pensem nisso è um disperdício a cada 21 dias revistas vencidas e inúteis, trocadas por outras novas que poderia ter cido recicladas c/as vencidas.
    Precisamos do material p/ trabalhá-mos despreocupadas e em paz.

    um abraço !

    Cida Vaccaro.

    Responder
  24. Luciana Soldi Bullara disse:

    Nair, por enquanto o projeto está disponˆvel apenas em Recife e para algmas GVs de São Paulo capital. Mas deve se estender para outras regiões brasileiras em breve, e vocês saberão em primeira mão aqui no blogConsultoria!

    Responder
  25. Antonia Alessandra/Clçado Pernambuco disse:

    Prabéns,quero diser q etou disposta a fazer adiferença.

    Responder
  26. Nair disse:

    Oi, Luciana… Adorei a idéia do projeto de reciclagem! Sabe me informar se o projeto já chegou em Brasília? O projeto é realizado pela própria Natura ou por terceiros? Beijos e boas vendas!!

    Responder
  27. Camila Rose disse:

    Olá!
    Parabenizo a idéia , principalmente por se tratar de uma assunto muito importante e foco da Natura.
    Seria interessante tambem se fosse proposto a divulgação pelas promotoras , uma forma de organização de cada setor , pois cada pingo d’agua forma o oceano né!

    Parabéns Natura!

    Responder
  28. Luciana Soldi Bullara disse:

    Sissi, o projeto ainda não acontece no Rio de Janeiro, mas não é por isso que você vai deixar de reciclar seu lixo, certo? Se informe e saiba para onde encaminhar o seu lixo para que ele seja reciclado. Quando o Projeto de Reciclagem de Produtos Natura estiver disponível aí, você continua encaminhando seu lixo para a reciclagem, apenas separando tudo que for embalagens e materiais Natura, que você dará para o entregador da transportadora quando ele for levar seu pedido.

    Responder
  29. Sissi disse:

    Ola! Alguma ideia se esse movimento de reciclagem começa no Rio de Janeiro?? :)

    Ja tenho uma caixa cheia!
    Beijos

    Responder
  30. Tatiana Medeiros disse:

    Tem recolhimento desses materiais reciclaveis no RJ?

    Responder
  31. Luciana Soldi Bullara disse:

    Wilmar, em breve será lançadoo hotsite da Campanha Arte em Perfume, e provavelmente lá teremos nossa pontuação disponível para a companhamento. Enquanto isso você pode somar os pontos dos itens de perfumaria mais pedidos. Vale ainda tentar conseguir a informação através do CAN ou chat.

    Responder
  32. Luciana Soldi Bullara disse:

    Larissa: informado!
    Deise: meu blog não, NOSSO blog! Para mandar as fotos você deve ir na seção do blog onde é possível postar conteúdos (textos, fotos ou vídeos). Basta acessar a categoria “movimento Natura” em um dos boxes do menu à esquerda e clicar no canto superior da página na opção “conte sua história”. Você poderá acessar direto através do link: http://blogconsultoria.natura.net/movimento-natura/conte-sua-historia/

    Responder
  33. Wilmar disse:

    Muito importante as matérias sobre reciclagem, parabens para o pessoal de Recife, moro em Fortaleza e acredito que em breve o projeto tambem chegue por aqui, tenho apenas 4 meses de consultor natura, mas, já estou disposto a me engajar na campanha. Quero aproveitar a oportunidade para saber como faço o acompanhamento de meus pontos na promoção da compra de perfumes, pois, no site da natura não estou conseguindo, por favor, me enviem uma dica. Grato e até a próxima.

    Responder
  34. zelia disse:

    parabens!!!!!!!! a natura e tudo de bom

    Responder
  35. vanessa goncalves disse:

    todas as novidades sAô boa mais a que eu mais gostei foisacolas das revistas natura.

    Responder
  36. Larissa Trícia Freitas de Araújo disse:

    Luciana informe que a página do ranking do setor Seridó 2697 está desatualizado.

    Responder
  37. marismar cosmiro ribeiro disse:

    gostaria que na cidade que moro ja tivesse local para podermos entregar nossos papeis recicla poi jogo muita revista fora natura avon hermes quase todo tipo de revenda entre outros papeis espero que se espanda as reciclagens beijos mazinha revendedora natura e mais.

    Responder
  38. André Antoneli disse:

    Olá, muito bom o que voces estâo fazendo,digo que em nossa cidade estamos trabalhando muito na orintaçâo sobre reciclagem.Em nome
    da Açâo Social N.Sra.do Pilar, entidade que pertence a Igreja do mesmo nome,construimos um barracâo
    de 500m2 para reciclagem e criamos uma associaçâo de catadores e está indo muito bem. Temos que acordar, o povo precisa se concentizar que todos nos somos responsavel pelo meio ambiente.

    Abraço
    André Antoneli, Ponta Grossa PR.

    Responder
  39. Graziele pereira disse:

    Olá!!!
    Eu gostei da iniciativa…muito boa,mas qual foi a diferença entre um grupo de reciclagem que normalmente iria pegar o material da Natura no lixo e esse grupo do projeto?
    grata

    Responder
  40. Fabíola disse:

    O projeto é ótimo, só não entendo porque demorou tanto se a Natura é uma empresa tão preocupada com o meio ambiente. Quando me tornei CN há dois anos eu achei que a reciclagem dos produtos e principalmente das revistas já era um fato normal na Natura e quando questionei com a minha promotora ela me falou que isso era impossível. Fico muito feliz que isso pôde se tornar realidade!

    Responder
  41. MARLI FLORENCIO disse:

    Aplausos para o projeto! Amei a iniciativa e quero fazer a minha parte,junto aos meus clientes, mas se pudermos contar com a Natura no recolhimento das embalagens vazias, através de suas transportadoras, a ação será mais eficaz. Marli Florencio, CN – Pedra-PE

    Responder
  42. Luciana Soldi Bullara disse:

    Ué Barara, não entendi! A forma de recolher as mebalagens é neste projeto que estamos mencionando no artigo acima. Porém ele ainda não está disponível para todas as cidades, mas qualquer material reciclável pode ser encaminhado para reciclagem, normalmente e não é diferente com os produtos Natura!

    Responder
  43. barbara kelly de oliveira melo disse:

    gostaria de saber se a natura tem algum forma de recolher as embalagens vazias. pois minhas clientes querem saber o que fazer com as elas.e dessa forma evita as falsificaçoes. parabens pelo projeto.

    Responder
  44. Rafael Gomes disse:

    Parabéns!!!!!! Bom Se todos tivesem esta atitude…
    Rafael Gomes CNO São José dos Campos

    Responder
Deixe um comentário