O que vai para reciclagem?

Por: Blog Consultoria

Categoria: Institucional, Projetos Natura

16 julho 2008

logo_recycle.pngVamos falar de novo de reciclagem – esta prática que é a última entre as três que compõem os pilares do consumo consciente: lembrando que precisamos primeiro REDUZIR nosso consumo, comprando o necessário e optando por produtos menos nocivos ao meio ambiente que gerem menos resíduos, REUTILIZAR o que já possuímos, reaproveitando ao máximo produtos e materiais de formas alternativas, e aí sim, quando não for mais possível o seu reaproveitamento, descartar cada material adequadamente, encaminhando para a RECICLAGEM somente o que é reciclável.

É cada vez maior a quantidade de lixo que produzimos, que vai simplesmente… PARA O LIXO! Boa parte do que jogamos fora (cerca de 30%) poderia ser reaproveitado pela reciclagem, economizando os recursos do planeta, principalmente aqueles que não se renovam. Hoje no Brasil, 60% das 140 mil toneladas de lixo urbano gerado por dia vai para os lixões, porém 65% dos municípios do pais já contam com algum tipo de iniciativa de coleta seletiva.

recycle.jpg

crédito da imagem

Chega de ter dúvidas na hora de jogar as coisas fora

Pilhas, aparelhos celulares, óleo de cozinha, fraldas descartáveis, embalagens metalizadas como as de salgadinhos e chocolates, lâmpadas, esponjas de aço… será que isso tudo é reciclável? Clique aqui e descubra lendo um dos melhores artigos que achei na internet sobre o assunto, publicado pelo Instituto Akatu. Já vi pessoas desestimuladas a encaminhar seu lixo para reciclagem por achar muito complicado separar tudo. Pois saiba que você não precisa separar material por material. O importante é separar o que é reciclável, o que é lixo orgânico e o que não é reciclável. Aprenda sobre os materiais e mãos à obra!

Saiba para onde encaminhar o lixo reciclável

Você pode obter informações sobre serviços de coleta seletiva ou cooperativas de catadores junto à prefeitura de sua cidade. Achei também um serviço útil de busca de pontos de coleta por estados e cidades do Brasil, para ficar ainda mais fácil de encontrar um local mais perto de nós. Separe o lixo, e encaminhe corretamente. Só basta querer!

Muita informação

A grande dica para fazer sua parte de forma correta, é se informar. Aprender! Sites com dicas, vídeos, artigos, e até jogos não faltam, estão por aí, espalhados pela internet. Use e abuse do Google e faça sua própria pesquisa. Você vai se surpreender com o que pode aprender e o quanto mais vai poder contribuir com a redução de resíduos que poluem tanto nosso planeta. Eu achei um chamado Sobre o Lixo, todo ilustrado e com muito conteúdo, que recomendo. Quem encontrar outros bacanas, não se acanhe e publique os links nos comentários. Vamos nos ajudar pessoal!

REDUZA, REUTILIZE e RECICLE. Essas são as 3 palavrinhas que podem salvar o planeta Terra!

comentar (6)
compartilhar

6 respostas para “O que vai para reciclagem?”

  1. emilene ripoli disse:

    Eu reciclo,converso com as minhas clientes pra fazer o mesmo,mas gostaria que partisse da Natura um jeito de ganhar dinheiro reciclando materiais e transformando em semi jóias,abajur,cursos,dicas,vídeos,qualquer coisa que possamos buscar em nos satisfazer e mudar um pouco a cara do mundo com muito bom gosto.Obrigada pela atenção,beijos Emilene Ripoli consultora natura.

  2. [...] 2008 falamos tanto dos 3 Rs (tanto que acabaram aparecendo outros), que tal começar este novo ano fazendo nossa [...]

  3. adriana macedo disse:

    Adorei esta iniciativa,apesar de que no meu bairro e no meu setor ainda não está tendo;conheci através de uma amiga,então,levo minhas caixas e embagens até a casa dela e estamos nesta juntas.Os 3RS é tudo que todos deveriam estar fazendo por um mundo melhor.

  4. sonia Maria da Silva Chain disse:

    PARABÉNS lUCIANA PELOS ARTIGOS MUITO INTERESSANTE .É FUNDAMETAL, QUE TODOS FAÇAM A SUA PARTE E ALGO MAIS O PLANETA AGRADECE.
    ADOREI AS DICAS DOS 3RS.
    REDUZIR O CONSUMO
    REUTILIZAR ATÉ QUANDO PUDER E QUANDO NÃO DER MAIS PROCEDER A COLETA SELETIVA.RECICLAR.

  5. Ana Paula disse:

    Luciana,
    obrigada pelo texto e pesquisa. Fui ao site do Instituto Akatu e fiquei surpresa com alguns produtos que achava que poderiam ser reciclados e que não são, ou se são, a reciclagem é muito específica e cara, como o isopor. Devemos realmente evitar usar o isopor. Mas como fazer isto se uma boa parte dos produtos no supermercado estão no isopor? Complicado. Tarefa difícil, mas, como sempre digo, não é impossível.

  6. Penha disse:

    Adorei o post devemos sempre praticar os 3RS assim contribuimos para o futuro do nosso planeta

Deixe uma resposta