o que é sustentabilidade?

por: .

A Natura sempre falou muito em sustentabilidade, e hoje, esta palavra está sendo cada vez mais citada. Mas você sabe mesmo o que é sustentabilidade?

Se você procurar a definição no wikipédia, vai encontrar lá um bom e nada prático “tecniquês”, e a idéia aqui é de esclarecer e não de complicar mais…
Pois bem, já reparou que tudo que fazemos, mesmo nas coisas mais simples do nosso dia-a-dia, estamos sempre criando, produzindo e/ou consumindo algo? Lembrando o que já falamos aqui, tudo isso gera uma série de diferentes impactos, sejam eles econômicos, sociais e também ambientais, e boa parte deles são negativos, como a pobreza ou o aquecimento global, do qual se fala muito hoje em dia também.

Sustentabilidade é a capacidade de criar, produzir e/ou consumir, afim de suprir as necessidades da geração presente, de forma a não causar impactos negativos ao seu redor – planeta e pessoas. Assim, garantimos que as futuras gerações possam também suprir as suas necessidades.
Sustentabilidade também é aproveitar da melhor forma os recursos naturais, sem correr o risco de esgotá-los. Lembram os artigos sobre a água? Se hoje já falta água limpa para bilhões de pessoas, o que vai acontecer daqui a 20 ou 40 anos? Pois é CNs, sustentabilidade é palavra grande e seu significado e importância é maior ainda.

A linha Natura Ekos é um ótimo exemplo de utilização dos recursos naturais de forma sustentável. Todos os ativos da linha são extraídos da natureza com o cuidado de garanti-los para as gerações futuras, além de ter um papel econômico e social importante, já que envolve o trabalho de comunidades e famílias que se beneficiam do seu cultivo e comercialização. Estamos no Momento Cacau, e com este fruto rico, não é diferente.

Por isso esqueçam que vendemos só cosméticos. Quem vende natura, vende mais que isso.

v3-sm.jpg

  1. maria izabel m ramos disse:

    sei que o tema sustentabilidade e muinto importante, mas a natura não deixa claro o quanto se e extraido da natureza,para que não comprometa as gerações futuras,acho que a empresa deveria concientizar mais ainda as pessoas,bem como seus consumidores.

    Responder
  2. Mariana disse:

    Olá Pedro também adoro os produtos da Natura, porém descordo quando você fala sobre um nicho de pessos com poder aquisitivo maior até porque os produtos não são esse absurdo, basta trabalhar e comprear, agora se você ficar sentado se quixando da vida ai é que não consegue comprar mesmo.
    Boa sorte !

    Responder
  3. Rosiane disse:

    Por favor, gostaria de saber se a natura divide o valor do pedido e qual o valor para isso.
    Faz 2 meses que vendo natura ainda tenho algumas duvidas.
    Obrigada

    Responder
    • Bia - Natura disse:

      Rosiane, a Natura não costuma parcelar os pagamentos, com exceção de algumas épocas específicas em que é possível parcelar o pedido em 2 boletos. No entanto, é importante ressaltar que, mesmo nessas épocas, o parcelamento ocorre caso a Consultora cumpra alguns critérios, como quantidade mínima de pontos no pedido, tempo de atividade de consultoria, entre outras coisas. De qualquer forma, já estamos encaminhando sua sugestão para as áreas responsáveis, ok? Bjos e obrigada pela participação, Bia

      Responder
  4. Ronaldo disse:

    Legal :D Adorei , é melhor para fazer tarefa e curto ;D
    ;

    Responder
  5. Talitah disse:

    legal essa iniciativa!!!! parabens

    Responder
  6. Mirella disse:

    Olá , meu nome é Mirella e sou professora do ensino fundamental em Santo André . Neste ano letivo iremos montar uma feira cultural cujo tema é Sustentabilidade . Gostaria de saber se é possivel conseguir com vocês algum material que possa me ajudar a construir uma industria de cosmeticos , junto com meus alunos , baseando -se no projeto de sustentabilidade da Natura .

    Obri gada

    Responder
  7. Ana Cristina disse:

    Olá Luciana Soldi Bullara,
    Gostaria de saber se tem profissionais da Natura que fazem palestra sobre Sustentabilidade,principalmente algum representande que more no Piauí.
    Obrigada.

    Responder
  8. Bia - Natura disse:

    Oi Daniel (comentário 16), tudo bem?
    Sugiro que vc ligue no PABX da Natura e entre em contato com a área responsável pelos projetos de sustentabilidade. Lá, você poderá pegar os indicadores para o seu trabalho e saber sobre esses projetos de forma mais profunda. Infelizmente, nós do Blog, não temos como ajudá-lo porque seria inviável para o nosso dia-a-dia.Muito obrigada pela participação,
    Bia

    Responder
  9. Daniel disse:

    Oi meu nome é Daniel estou no 8º semestre da faculdade de administração e estou fazendo meu TCC sobre sustentabilidade da natura,gostaria de saber onde posso encontrar materias a respeito,se possivel algum contato.
    Obrigado.

    Daniel

    Responder
  10. Beatriz disse:

    Oi Maria Selma (comentário 14), tudo bem?
    Olha, se você quer saber mais detalhes sobre esse projetos de sustentabilidade sugiro que entre no site da Natura porque lá tem publicações a respeito. Além disso, você pode ligar para a própria Natura e pedir para falar na área responsável pelos projetos de sustentabilidade. Gostaria de te ajudar mais, mas fica difícil a gente passar informações para o seu trabalho pelo Blog…
    Um abraço,
    Bia

    Responder
  11. maria selma disse:

    sou consultora da natura,e efaço faculdade.bom,eu tenho um trabaho da faculdade pra dar exemplo de empresa que trabalha com sustentabilidade,tenho os exemplos dos produtos ekos.me fale exatamente como é feito isso por favor ,o mais rápido possível

    Responder
  12. DIRCE TÁLAMO PI disse:

    SUSTENTABILIDADE É O PROJETO MAIS ATUAL; ESCOLAS DESENVOLVEM O TEMA COM CRIANÇAS DESDE A MAIS TENRA IDADE. ISSO É MUITO BOM E IMPORTANTE PARA NÓS E NOSSO PLANETA.
    A PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS, DO AR, DOS ANIMAIS….
    A NATURA SERÁ QUE AINDA UTILIZA ANIMAIS PARA TESTAR SEUS PRODUTOS?
    ESSE TEMA JÁ FOI MUITO DEBATIDO HÁ TEMPOS ATRÁS…….
    OS ANIMAIS JÁ FORAM SUBSTITUÍDOS, NAS EXPERIÊNCIAS?
    ESPERAMOS MUITO QUE SIM !

    Responder
  13. RÊ disse:

    gooostei :}

    Responder
  14. Pedro Paulo Muller Junior disse:

    Sou muito fã da natura sempre que podia comprava todos os produtos da natura procurando manter a linha de produtos masculinos que sempre gostei infelizmente hoje estou sem emprego; estou tentando terminar os estudos e fazer um concurso quem sabe ainda poderei usar produtos da natura .
    apesar de não serem tao caros mas e para um nicho de pessoas que tem um poder aquisitivo um pouco melhor, grande abraço

    Responder
  15. Emerson Alves disse:

    Boa noite estamos realizando um trabalho de Metodologia de Pesquisa para o curso se Administração que cursamos e nosso tema é sobre a reciclagem. Porém gostaríamos de utilizar as informações da Empresa Natura pois avaliamos um ótimo empenho no assunto e gostaríamos de saber se vocês poderiam mandar algum marterial para nós ou pelo menos nos informar onde podemos colheer estas informações.
    agradeço a colaboração

    Responder
  16. Luciana Soldi Bullara disse:

    Carolina, você vai achar muita coisa aqui no blog. Infelizmente não enviamos materiais via email. Fique à vontade para fazer suas pesquisas por aqui.

    Responder
  17. carolina disse:

    sou da escola ANGELINA MADUREIRA e queria saber se tem como vocês da natura ajudarem na nosa feira cultura e o tema é sustentabilidade eu queria saber se tinha como vocês da natura fornecer algum material para ajudar na nossa feira cultural?
    qualquer coisa é so mandar um email para mim, carolinabdgs3@hotmail.com

    Responder
  18. Mara Rogatto disse:

    Olá Luciana Soldi Bullara, gostei muito da esplicação mais objetiva do que é Sustentabilidade. Valeu !!
    Quanto a empresa Natura e seus produtos, tenho orgulho, pois ela é totalmente brasileira e ama o seu país. Seus produtos são maravilhosos! Já fui consultora Natura durante 7 anos e foi muito bom na época, tínhamos reuniões mensais e cursos gratuítos, onde aprendí muito e repassava para minhas clientes, na qual elas ficavam mais confiantes no meu trabalho.
    Hoje os produtos estão muito caros, e difícil a venda. A Natura poderia dividir o valor da nota fiscal em 2 parcelas,(30/60dias), assim a consultora também parcelava para suas clientes. Vendendo mais! Bom para ambas as partes… Felcidades e Sucesso !!

    Responder
  19. Edna disse:

    sou consultora e amo a linha ekos minha fiha Joelma tb é consultora .

    Responder
  20. Luciana Soldi Bullara disse:

    Oi Elinéia, então volte sempre! Quer conversar? Que tal fazermos abertamente por aqui mesmo no blog? Assim todos podem aprender um pouco mais, dividindo conhecimento, ao invés de mantermos uma conversa entre npos duas, certo? É assim que um blog de verdade funciona!

    Responder
  21. fabiola disse:

    a natura nao esta se importando muito com as consultoras pois deveria dividir os boletos o ano inteiro e ate 3 vezes pois assim ficaria mais suave para pagar pois os clientes querem prazo e as consultoras e obrigada a dar se nao, nao conseguimos vender,

    Responder
  22. Euzineia disse:

    O momento cacau foi algo maravilhoso!! o cheiro pra lá de bom ,os clientes satisfeito, e saber que a natura se preocupa c/ a natureza, que o cacau tráz tantos benefícios assim…

    Responder
  23. Elinéa disse:

    Olá querida, é a primeira vez que acesso esse blog, gostei muito viu, estudo engenharia ambiental, gostei muito do tópico sustentabilidade, gostaria de conversar mais sobre esse tema, principalmente sobre a comunidade sustentável do cacau, entre em contato por favor, té mais, bj.

    Responder
Deixe um comentário