o mito do shampoo sem sal

Por: Blog Consultoria

Categoria: Seu Negócio, Dicas de Vendas

03 dezembro 2008

Se sua cliente sempre amou os shampoos Natura, mas desde que fez aquela escova progressiva ela diz que só pode usar shampoos sem sal e te deixou um pouco de lado, é hora de você tomar uma atitude e resgatar esta cliente de uma vez por todas. Como? Com conhecimento de causa!

Alguém, em algum momento, não se sabe quem nem quando, passou à frente a informação incorreta de que o sal dos shampoos ressecam os cabelos, além de fazer as químicas, como por exemplo as escovas progressivas, durarem menos. Bastou este tipo de química ganhar popularidade nos salões de beleza, que o falso boato rapidamente se espalhou boca-à-boca. Pois é… para a nossa surpresa, esta informação não passa de um MITO. Entenda porquê:

instituto_sal.jpgO SAL NOS SHAMPOOS
Todos os shampoos Natura contém sal em sua formulação, como a maioria dos shampoos disponíveis no mercado. Este sal é usado em concentrações muito baixas, apenas para dar consistência ao produto e pode ser identificado no rótulo como cloreto de sódio. O principal ingrediente de um shampoo tem nome complicado: é o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio. Na produção de qualquer um deles acontece uma reação química que resulta em… cloreto de sódio (ou seja, o nosso sal)!
Por isso podemos dizer que todos os shampoos contém sal, mesmo os que anunciam “sem sal” em seus rótulos, a única diferença é que este sal não tem a função de dar consistência ao shampoo, mas foi gerado por uma reação química.

O MITO E A VERDADE
Para que o cabelo fixe qualquer química, seja uma escova progressiva ou coloração, esta é depositada dentro das cutículas dos fios. Alguns cabeleireiros afirmam que os shampoos com sal abrem as cutículas, fazendo com que as substâncias lá depositadas saiam mais rápido. Esta afirmação realmente não faz sentido, já que o shampoo de pH maior que 3,8 faz abrir as cutículas, tendo sal ou não. Além disso, é inevitável que as químicas do cabelo sejam retiradas pouco a pouco com a seqüência de lavagens. Um shampoo de pH balanceado é fator a ser observado com muito mais atenção do que a presença de sal ou não na fórmula. E isso os shampoos Natura garantem! É importante que os shampoos sejam testados e garantidos por órgãos competentes para garantir que esses produtos não façam mal aos cabelos e garantam os resultados oferecidos. É isso que a Natura faz!
E agora? Você está pronta para contar a verdade às suas clientes?
Temos a linha Plant Revitalização Pós-química prontinha, esperando por elas!

—————————————–

UPDATE:

Ao consultar o especialista da área de cabelos da Natura, fizemos algumas adaptações neste artigo, excluindo alagumas informações (porção riscada) incluindo outras (em preto).

comentar (214)
compartilhar

214 respostas para “o mito do shampoo sem sal”

  1. Oi, fiz progressiva posso usar o shampoo da Natura normal, é verdade que não pode ser com sal?

    • Luiza Natura disse:

      Olá Camila, tudo bem? Exatamente, conforme explicado no post, todos os shampoos têm sal, devido às misturas químicas existentes, por isso não há problema em utilizar os produtos Natura, ok? Espero ter ajudado, um beijo!

  2. Joelma Martins de Andrade disse:

    Boa Tarde!

    sou cliente natura, gostaria de saber que todo linha de shampoo sou também ele e sem sal?

    • Tabata Rodrigues disse:

      Olá Joelma, tudo bem? Todos os shampoos Natura possuem sal em sua formulação. Mas, o sal é usado nos shampoos para dar consistência e fazer espuma. Mas não se preocupe porque ele está em quantidade mínima e é prontamente eliminado com a própria água do chuveiro. Para saber mais sobre o assunto e poder explicar melhor às suas clientes, sugiro que leia o artigo ” O mito do shampoo sem sal”, acessando o link http://blogconsultoria.natura.net/o-mito-do-shampoo-sem-sal/
      Um beijo e obrigada pela participação!

  3. camila disse:

    boa tarde ;…… sempre usei shampo com sal meu cabelo era opaco sem brilho e sem vida ….. depois disso comecei a usar shampo sem sal………… nossa mudou meus cabelos 100% melhor ……. aii fiz o teste novamente usei um com sal depois de um tempo fato! fico ruim de novo;….. e hj acabei comprando esse linha plant vamos ver como vai reagir …………… mas admito que estou com medo …

  4. juliane disse:

    bom meu cabelo era bem cacheado eu fui pintar os meus cabelos ele ficou bem mais fino e leve o q eu faço galera procuro um salão ou oq? gente me ajuda pr favor estou quase entrando em depressão por causa disso! o q eu faço gente bjs!

    • Olá Juliane, tudo bem? Sugiro que vc entre no Blog Cabelos, aqui mesmo da Natura, e pergunte a Kalu. Nesse blog, a área de cabelos responde diretamente as dúvidas dos usuários. Por isso, eles são os mais indicados para respondê-la. Bjos e obrigada pela participação. Tabata

  5. Alessandra disse:

    Olha, tanto no meu cabelo quanto no da minha filha deu diferença sim o fato de usar shampoo com sal. Nada contra os produtos da Natura que são de ótima qualidade, mas faço progressiva e meu cabelo enrolou consideravelmente após utilizar o shampoo da hidra plant. Acho que vou ter que comprar um creme de pentear pra reduzir o volume, coisa que não fazia há muito tempo…

  6. DANIELE SILVA disse:

    Olá, durante uma pesquisa na internet encontrei este site onde tal informação me instigou. estou prestes a fazer um tratamento em meus cabelos e antes do mesmo sem prestar muita atenção comprei o Shampoo controle de oleosidade da Natura. os resultados do mesmo em meus cabelos foram otímos, mas me sinto mesmo após ter lido a matéria insegura em continuar usando o produto pois as recomendações para o procedimento que farei são contrarías a produtos que contenham adição de sal. Você me garante que a formúla presente nos shampoos da Natura não influenciaram nos resultados do mesmo? Aguardo resposta, desde já lhes gradeço.

    • Bia - Natura disse:

      Daniele, tudo bem? Todos os shampoos Natura possuem sal em sua formulação. Mas não é a presença de sal que vai diminuir o efeito de uma química ou de uma coloração. O sal está dissolvido em água e em pequenas quantidades e é prontamente eliminado com a própria água do chuveiro. Lavar muitas vezes o cabelo é que vai diminuir consideravelmente o efeito de uma química e de uma coloração. Por isso, independente do shampoo que vc escolher, vc precisa é diminuir a quantidade de lavagem. Abraços, obrigada pela sua participação!

  7. thais disse:

    quero saber qual o Ph dos shampoos???

  8. alana disse:

    eu vou fazer quimica no meu cabelo a progressiva eu posso usar produtos da natura

  9. Renata disse:

    Olá boa tarde!!
    Tenho progressiva no meu cabelo,então eu posso usar sem problemas shampoos da natura??
    Uma cabeleireira me disse uma vez que shampoos da natura tem o ph muito alto,desde então parei de usar os shampoos da natura,mais eu gostava dos resultados mais, vcs sabem falou em cabelos nos preucupamos né…agora voltei a usar pois não tenho do que reclamar pelo contrário amo os produtos da natura,agora estou usando CHOQUE REGENERATIVO…MUITO BOM!!

    • Bia - Natura disse:

      Isso mesmo, Renata! Todos os shampoos Natura possuem sal em sua formulação. Mas não é a presença de sal que vai diminuir o efeito de uma química ou de uma coloração. O sal está dissolvido em água e em pequenas quantidades. Por isso, é prontamente eliminado com a própria água do chuveiro. Vc conhece também o Hidratação Reparadora? Essa linhas tem sido muito bem avaliada pelos clientes que estão com a fibra capilar danificada por causa de alisamentos, escovas ou permanentes. Bjo, Bia

  10. Maristelainformação disse:

    Afinal, qual o ph dos xampus da natura? Aliás, só conheço 02 industrias que fornecem a informação do PH na embalagem! Tal informação de extrema importancia para nossas escolhas e comparações.
    Grata,
    Maristela.

    • Bia - Natura disse:

      Maristela, todos os shampoos dessa linha foram registrados na ANVISA com faixa de variação de pH de 6,0 a 7,5. O pH de condicionador é menor e varia de 3,0 a 4,0, tá? Vc encontra informações sobre os produtos, incluindo composição e tabela ambiental no site da marca. Um beijo, Bia

  11. Daniela disse:

    Olá, recentemente fiz escova selante e como todas as mulheres aqui mencionaram, a minha cabeleleira também recomendou que eu usasse o shampoo sem sal. Por ignorância, comprei e de fato, a maioria – se não todos – custam muito caro. Adorei o post, pois é muito útil e esclarecedor. Como consultora, já a algum tempo uso a linha natura plant hidratação reparadora. Gostaria de saber qual linha é mais indicada para mim que fez recentemente a escova selante: a revitalização pós-química ou o a liso e solto?
    bjs

    • Bia - Natura disse:

      Daniela, tudo bem? Depende do benefício que vc quer para o seu cabelo agora. A linha “Liso e Solto” é a mais indicada para quem quer reduzir o frizz e prolongar a duração da progressiva e de alisamentos em até 1 mês. O Revitalização Pós Química é recomendado para pessoas que estão com a fibra capilar danificada por causa dos alisamentos, permanetes ou colorações. Ele age profundamente nos fios, reconstruindo a fibra capilar. Bjos, Bia

  12. fatima disse:

    Não sei se entendi correto. Eu fiz uma escova progressiva e vocês aconselham o uso do produto “Liso e Solto” em vez do ” revitalização pós-química”? É isso?

    • Bia - Natura disse:

      Fátima, depende da necessidade do seu cabelo. Se ele estiver danificado pelos processos químicos, realmente o mais indicado é o Revitalização Pós-Química, que trata profundamente os fios e reconstrói a fibra capilar danificada. Se for só para manter o efeito liso e combater o frizz o melhor é o Liso e Solto. Não esqueça de consultar uma Consultora Natura. Ela pode indicar o melhor produto a usar com base nas caracteristicas e necessidades do seus fios. Um abraço, Bia

  13. Any disse:

    Olá dizem que o shampoo da linha mamãe e bebê da natura não tem o lauril sulfato de sódio . Então queria saber se como ele é próprio para bebês, se ele vai limpar bem o meu cabelo?Obrigada!!!

    • Bia - Natura disse:

      Any, os produtos de Mamãe e Bebê não contém álcool em sua formulaçao e são formulados com ativos vegetais, isentos de compostos minerais, especialmente desenvolvidos para o delicado cabelo do bebê. Se vc quiser fazer um tratamento específico para os fios, ou seja, controlar a oleosidade ou um cabelo danificado, seco ou com quimica, o mais indicado é usar a linha que vai tratar esses problemas. No outro comentário que vc deixou, mandei a composição do shampoo de Mamãe & Bebê. Um abraço, Bia

  14. Any disse:

    Olá estou a procura de um shampoo sem o lauril sulfato de sódio , então ouvi dezer que o shampoo natura mamãe e bebê não tem. Queria saber se ele não tem mesmo e como ele sendo próprio para bebês se ele vai limpar bem o meu cabelo.

    • Bia - Natura disse:

      Any, segue a composição do produto; AQUA, DECYL GLUCOSIDE, CUPUASSUAMIDOPROPYL BETAINE, PASSIFLORA EDULIS/PASSIFLORA INCARNATA SEED OILS PEG-8 ESTERS, PARFUM, ACRYLATES/C10-30 ALKYL ACRYLATE CROSSPOLYMER, TETRASODIUM EDTA, SODIUM HYDROXIDE, GUAR HYDROXYPROPYLTRIMONIUM CHLORIDE, METHYLCHLOROISOTHIAZOLINONE, METHYLISOTHIAZOLINONE, MAGNESIUM NITRATE, MAGNESIUM CHLORIDE.

  15. flavia disse:

    Olá…gostaria de saber, ja que tenho escova progressiva no cabelo.
    Qual, seria a linha da natura que posso usar? sem danificar minha progressiva, e também se posso usar o shampoo anti caspa da natura?
    fico no aguardo, bjos.

    • Bia - Natura disse:

      Flavia, tudo bem? A linha “Liso e Solto” é a mais indicada para quem faz escova progressiva, pois reduz o frizz e prolonga a duração da progressiva e de alisamentos em até 1 mês. O “Choque Regenerativo” é mais indicado para a pessoa que precisa de um tratamento regerador intensivo, pois essa produto restabelece a saude e a beleza dos fios em até 24 horas, devolvendo o movimento e a vitalidade. Nos testes realizados, ficou comprovado 94% de regeneração dos fios em até 2 semanas. Abraços e obrigada pela sua participação!

  16. Lidiane disse:

    Olá. Eu fiz uma escova progressiva e estou usando o shampoo, o condicionador e a máscara de tratamento da natura, o revitalização pós-química. Usei a 1ª vez e o meu cabelo ficou muito sedoso, com brilho e solto. Gostaria de saber se posso continuar usando ou se tenho que trocá-los para manter a minha progressiva e sim qual seria o mais recomendado.
    Abraços.

  17. carina disse:

    SOU CLIENTE A MAIS 15 ANOS ADORO OS PRODUTOS

  18. Andréia disse:

    Olá, Bia.

    Fiz a poucos dias uma progressiva, a mais de um mês uso a linha completa choque regenerativo, posso continuar usando ou vc me indicaria outro?

    Obrigada!

    • Bia - Natura disse:

      Oi Andreia, tudo bem? A linha “Liso e Solto” é a mais indicada para quem faz escova progressiva, pois reduz o frizz e prolonga a duração da progressiva e de alisamentos em até 1 mês. O “Choque Regenerativo” é mais indicado para a pessoa que precisa de um tratamento regerador intensivo, pois essa produto restabelece a saude e a beleza dos fios em até 24 horas, devolvendo o movimento e a vitalidade. Nos testes realizados, ficou comprovado 94% de regeneração dos fios em até 2 semanas. Abraços e obrigada pela sua participação!

  19. joice disse:

    fiz uma progressiva e gostaria de saber se posso usar um shampoo anticaspa pois tenho muita caspa e se posso qual devo usar?

  20. Mylene Lucena disse:

    Ok mas se todos contém sal porque a natura tem o shampoo próprio para quem tem escova progressiva?

    • Bia - Natura disse:

      Mylene, não é a presença de sal que vai diminuir o efeito de uma química ou de uma coloração. O sal está dissolvido em água e em pequenas quantidades e é prontamente eliminado com a própria água do chuveiro. Lavar muitas vezes o cabelo é que vai diminuir consideravelmente o efeito de uma química e de uma coloração. Por isso, independente do shampoo que vc escolher, vc precisa é diminuir a quantidade de lavagem. Aproveite para experimentar o produto “Liso e Solto” que é o mais indicado para quem faz escova progressiva, pois reduz o frizz e prolonga a duração da progressiva e de alisamentos em até 1 mês. Leia o artigo acima ” O mito do shampoo sem sal” para entender melhor sobre o assunto. Bia

  21. taisciane disse:

    oi boa tarde…intao eu gostaria de saber que se eu lavar o meu cabelo com o condicionador de maracuja da natura vai acontece alguma coisa com o meu cabelo?ele afinal tem sal ou nao?
    ii eu posso usa o shampoo da mamae bebe.Depois que eu fiz escova progreciva?muito obrigado

    • Bia - Natura disse:

      Taisciane, tudo bem? Todos os shampoos Natura possuem sal em sua formulação. Mas não é a presença de sal que vai diminuir o efeito de uma química ou de uma coloração. O sal está dissolvido em água e em pequenas quantidades e é prontamente eliminado com a própria água do chuveiro. Lavar muitas vezes o cabelo é que vai diminuir consideravelmente o efeito de uma química e de uma coloração. Por isso, independente do shampoo que vc escolher, vc precisa é diminuir a quantidade de lavagem. Aproveite para experimentar o produto “Liso e Solto” que é o mais indicado para quem faz escova progressiva, pois reduz o frizz e prolonga a duração da progressiva e de alisamentos em até 1 mês. Abraços, obrigada pela sua participação!

  22. Silmara Oliveira disse:

    Olá, estou em duvida sobre qual shampoo comprar, tenho cabelos mistos e me interessei pelo de pitanga, gostaria de saber se essa seria uma boa escolha e qual o pH desse shampoo?
    Obg.

    • Bia - Natura disse:

      Silmara, tudo bem? O shampoo de Pitanga é indicado para cabelos oleosos. Vc pode usar o shampoo “Brilho e Maciez”, indicado para cabelos mistos, e usar o kit choque regenerativo, que é um tratamento intenso que estabelece a saúde e a beleza dos fios em até 2 semanas. Bjos, Bia

Deixe uma resposta