Netiqueta no blog (parte 1)

Por: Blog Consultoria

Categoria: Canais Natura

25 setembro 2008

blog2.jpgNet o quê? Isso mesmo, Netiqueta, a etiqueta na internet. Este é o assunto de hoje, que não tem muito a ver com a Natura, mas tem tudo a ver com este blog. Para os mais desavisados ou nem tanto interessados no assunto, os bons modos na internet nos ajudam a expressar melhor nossas idéias, para que sejamos melhor compreendidos, para nos relacionar melhor com as comunidades, e acima de tudo, conseguir de maneira bem mais fácil a informação que procuramos.

Pessoal, no último dia 05 de setembro, o blogConsultoria completou 6 meses de vida! Passou rápido, não? Durante esse tempo, escrevi (contando com este) 141 textos e aprovei 5.324 comentários… Ufa! Consultores e Consultoras Natura que têm algo a dizer e fazem questão de se expressar, publicaram 59 artigos na seção “Conte sua História” do Movimento Natura. De lá pra cá, reuni alguns pontos que podemos melhorar na hora de participar da comunidade do blog, através dos comentários:

1. O espaço abaixo dos artigos destinado à comentários deve ser usado principalmente para complementar a idéia ou tema apresentado, fomentar uma discussão, expressar sua opinião. Por isso é muito importante que na hora de deixar um comentário, ele tenha relação com o texto. O texto nunca vai ser completo, nunca vai ter todas as informações. Comentando de forma correta, construímos juntos um conteúdo rico,  este sim completo, pois será a exposição da nossa opinião com a nossa experiência sobre o assunto.

2. Antes de deixar um comentário, leia atentamente ao texto e aos comentários já publicados. Muitos Consultores e Consultoras fazem perguntas nos comentários do blog cujas respostas estão no próprio texto ou nos comentários anteriores. Leiam! Tem muita informação aqui para se aproveitar…

3. Todos os comentários deixados são moderados. Isso quer dizer que todos eles são lidos e aprovados por mim, e assim publicados. Isso evita que comentários que possam conter algum tipo de ofensa, conteúdos de mau gosto ou até mesmo propaganda deixada por quem nada tem a ver com a nossa comunidade sejam publicados aqui. O tempo entre o comentário ser enviado e publicado varia bastante. Pode ser que eu precise de ajuda da Natura para responder alguma pergunta, isso atrasa um pouco… mas geralmente tudo que é enviado é publicado no mesmo dia. Eu atualizo o blog à noite, pois trabalho o dia todo, por isso peço aquele tempinho básico. É comentário que não acaba mais, então, se por um acaso eu esquecer de alguém, me avisem!

4. Muita gente publica seu email nos comentários e pede para que informações, novidades e respostas às suas perguntas sejam enviadas por email. Mas muita gente pode estar com as mesmas dúvidas ou atrás da mesma informação. Então vamos compartilhar tudo aqui neste blog! Se eu mandar tudo que é solicitado por email, estaremos restringindo a informação a uma pessoa só… e gente, imagina quanto email eu teria que mandar por dia? Além de vocês estarem sujeitas a receber Spam publicando seus endereços de email…

5. Evitem as maiúsculas. Na internet, palavras em letras maiúsculas são como se você estivesse gritando. Só devem ser usadas para dar muita ênfase ao que está sendo falado. Geralmente destacamos uma palavra ou outra nestes casos, mas nunca um texto inteiro.

6. Por fim, quer saber sobre alguma coisa? Procure no Google e ache (quase) tudo. Antes de perguntar, pesquise no www.google.com e faça bonito no blog. Chegue aqui não com mil perguntas, mas com as respostas, e publique pra gente. Contribua com suas dicas, suas experiências, seu conhecimento, seus achados! Você vai sentir o gostinho bom que tem poder ajudar os outros e dividir o que você tem de melhor pra oferecer.

Texto longo não é CNs? Antes de escrevê-lo eu também fiz minhas pesquisas e dividi opiniões com a Lis Comunello, uma CN super antenada de Curitiba, PR, que só conheço pela internet, mas já gosto de graça. Eu e ela achamos que a maioria não ia se interessar tanto por este assunto, portanto quero propor um teste: quem leu todo o texto e achou relevante, deixe um comentário que começa com “Sim”. Se quiser escrever mais alguma coisa além do “sim”, ou apenas deixar o “sim” como comentário, fiquem à vontade… (estou curiosíssima pra saber no que isso vai dar!)

comentar (82)
compartilhar

82 respostas para “Netiqueta no blog (parte 1)”

  1. nilzelany da silva nascimento disse:

    porque acabaram com o hidratante natura todo dia limao? ATE HOJE NAO ME CONFORMO

  2. Lu. Adorei o post, esse eu ainda não tinha visto.
    Tenho outra sugestão. Vocês poderiam criar uma categoria fixa ao lado esquerdo da página, chamada “como participar do blog” ou algo semelhante e juntar todos estes posts nos ensinando a ter Netiqueta… rs. Assim os novos navegantes do blog conseguiriam acessar estas ótimas dicas com mais facilidades.

  3. […] blogConsultoria aniversariante com todo o carinho. Vamos fazer o mesmo esquema que fizemos o artigo Netiqueta no blog? Leu tudo e achou importante? Então deixe um comentário com um SIM! Querendo complementar o SIM, […]

  4. Olá Elieide,
    Se o seu pedido foi enviado para o faturamento, ou já foi faturado, não há possibilidade de cancelá-lo, ok?
    Para verificar como está sua situação, entre em contato com o CAN por telefone (0800-7628872) ou via chat: http://www2.natura.net/Web/Br/Attendance/Chat/src/loginCN.asp
    Um forte abraço,
    Liane

  5. elieide disse:

    EU GOSTARIA DE CANCELAR O PEDIDO PORQUE NÃO FOI POSSIVEL PAGAR O BOLETO SÓ VOU PAGAR DIA 16/03/09 QUERO TER A CHANCE DE FAZER OUTRO PEDIDO!

  6. Kisla Kenanny disse:

    Sim. Parabéns pelo blog, está D+!

  7. celia disse:

    SIM SIM OU NAO NAO, O QUE PASSAR DISSO NAO E LEGAL!!! DIGO SIM…

  8. Isabel Posca disse:

    Sim, eu li até o final e achei muito bom. Esta foi a primeira vez que acesso e blog.

  9. FÁTIMA ZONATTO FALCADE disse:

    Sim…Vou evitar letras maiúsculas,desculpe,não tive má intenção.Beijos para todas vocês e também para Gina.

  10. Leila disse:

    simmmmmmmmmmmmmmmm

  11. Giselda, realmente não tem as amostras a venda na Revita Consultoria. Me lembro que recebemos várias amostras na época do lançamento, mas nesta altura você nem deve ter mais, né? Você já tentou com sua Promotora de Vendas? Ela pode ter uma ou outra pra te ajudar!

  12. Giselda disse:

    Tenho outra duvida não tem amostras do perfume amor américa tenho de pronta entrega, mas não conheço a fragancia, não tem pra comprar no livro da consultora

  13. Joice, você já registrou essa queixa à Natura via CAN ou chat? Se ainda não fez, faça o mais rápido possível. Eles costumam creditar o valor do rpoduto que veio trocado na sua próxima fatura, é só devolver o produto para a sua PV.

  14. Joice Lira disse:

    Olá, Luciana, estou um pouco chateada, com a Natura sobre a linha Chronos referente a promoção da campanha 14/2008.
    No meu pedido, solicitei o refil dia +45 e vinha de brinde o “noite”.
    E venho o chronos noite +30. Não posso oferecer aos meus clientes, porque não seria a mesma idade.
    Infelizmente, a Natura não faz troca de produtos para consultoras, um ponto negativo à Natura.
    Gostaria que algo fosse revisto sobre essa troca.

  15. Judite Enomoto disse:

    Nao estou achando a pagina de pedidos.Nao consigo assessar uma
    conta que e pedido.Porque a natura
    complicou tanto,e vai ficar assim
    a medida que que cresce.Pois nao
    vejo a empresa investindo no RH
    Ate parece que somos selecionados,voces precisam sim,somos clientes.

  16. iara ester monobi disse:

    nao saio da frente do computador antes so fazia o pedido consultava meus pontos e desligava agora fusso en tudo blog produtos novos revista digital minhas amigas navegoo o dia enteiro so paro para ir vizitar minhas clientes ops minhas amigas bijos iarinha consultora natura com muito orgulho juriti

  17. maria elizabete maica disse:

    simmmmmmmmmm……

  18. Bete Luquini disse:

    sim, este blog é tudo de bom,parabéns LU.

  19. Noeli Maria Lehm Gastaldi disse:

    A tecnologia em primeiro lugar!!!

  20. Liliane Ribeiro disse:

    Sim! Concordo plenamente com a abordagem. Sou jornalista e entendo a necessidade de um texto mais curto para internet, mas o assunto merece ser discutido. Parabéns pela iniciativa! Assino embaixo.

  21. Rita de Cássia disse:

    simm!!! Muito oportuna a abordagem sobre etiqueta. Não está muito exagerada não, se fôsse mais enxuta, talvez algumas posições não seriam bem compreendidas.
    Adoro o Blog.
    bjs
    Rita de Cássia

  22. Valdete disse:

    Simmm,tudo de bom,gosto muuito do Blogconsultoria,sempre q possível,leio seus textos,parabéns Lu e obrigada.

  23. quanto sim! que delícia! Obrigada a todos! mil bjs

  24. Erika, fiz uma bsca e encontrei apenas dois comentários seus aqui no blog. Os dois neste post, e o primeiro, comentário de nº 5, eu demorei um pouquinho para publicar pois estava tentando uma resposta para você junto à Natura. Publicamos tudo por aqui viu?

  25. Claudia Burigo disse:

    Sim!!!!
    Li, entendi, adorei. Obrigada pelas dicas. Um beijo.

  26. Vivian disse:

    Sim, sou nova no Blog e realmente me perdi um pouco com alguns comentários. Se todas utilizarmos o bom-senso será mais fácil navegar não só por aqui

  27. Erika disse:

    estou indignada com a natura .. fiz um comentario e pedi respeosta… o pior que não recebi resposta nenhuma e apagaram meu comentario ……

    que situação

  28. Rosângela - Rio Preto disse:

    Sim. Formidável ese conteúdo!
    Bjs Rô

  29. Gina de C.Nascimento disse:

    Sim!!!Lucianaaa!!!é Ginaaa!!!Consultora de verdade Naturaaa!!!
    É isto aí! basta o renascimento!
    As estrêlas brilham reluzentes…
    Mesmo a distância,
    elas falam com a gente.
    Dizem que o futuro pode ser brilhante,
    caso a gente entenda
    que devemos lutar para alcançar.
    Bem Luciana, gosto de lutar na luta com amor e assim é bem melhor conversarmos e assim participando de tudo ficaremos cada vêz mais experientes ensinando e aprendendo que não podemos ficar longe de ninguém.Um beijão no coração.
    Uma para voçê amiga, para começar:
    Se um homem começar com certezas,
    vai acabar c/dúvidas,mas
    se ele se contentar em começar com dúvidas, vai acabar com certezas !
    Seja sempre feliz!!!
    Gina.CN.natura.

  30. Geny disse:

    sim!!!!!concordo com vc.

  31. Rosemari disse:

    Simmmmmmmmmmm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com