Homenagem Laramara: um alerta sobre os deficientes visuais no Brasil

Por: Blog Consultoria

Categoria: Institucional

24 novembro 2009

No dia 11 de novembro a Natura foi homenageada pelo Instituto Laramara em um evento para comemorar o Bicentenário de Louis Braille, inventor do Braille.

O clima e homenagem é sempre muito compensador e vem engrandecer o trabalho exemplar desenvolvido pela Natura em aplicar o Braille nas embalagens dos produtos e em disponibilizar material de trabalho para CNs deficientes visuais, como o portfólio em Braille e agora a chegada da Revista Falada. Mas esse contato próximo com um Instituto como o Laramara, nos abriu ainda mais os olhos para a situação atual da deficiência visual no Brasil: uma grande quantidade de deficiente visuais e muito pouca estrutura para oferecer-lhes condições de vida dignas e capazes de proporcionar as oportunidades a que todos temos direito.

Por isso esse artigo é em clima de homenagem sim, mas principalmente com tom de alerta.

Hoje, os deficientes Visuais são mais de 10% da população brasileira. É muita gente! Da mesma forma que o Braille permite inúmeros deficientes visuais a ter acesso a livros e publicações que nós também acessamos com tanta facilidade, outras conveniências são muito importantes para dar-lhes acesso a todas as outras coisas que fazem parte do nosso dia-a-dia, tão corriqueiras, mas tão inacessíveis na vida de um cego, como atravessara a rua sem riscos, por exemplo.

O que nós podemos fazer como cidadãos é procurar ajudar sempre que possível. Vamos extinguir os preconceitos que podem existir dentro da gente. Deficientes visuais não são coitadinhos, são pessoas capazes, porém portadoras de uma deficiência. A segunda dica é ao oferecer ajuda, pergunte como você deve ajudá-lo e ele te orientará.

deficientes-visuais.jpg

As maiores instituições de deficientes visuais são Laramara e Fundação Dorina Nowill. Por favor não deixe de visitar esses dois sites para conhecer melhor sobre o assunto. O site do Laramara está em manutenção, mas logo voltará à ativa. O site da Fundação Dorina Nowill tem muita informação, além de produtos e serviços para os deficiente Visuais. Conhecendo melhor as iniciativas, também podemos entender melhor como cada um pode contribuir com a causa, ajudando com o que está ao seu alcance.

Vamos olhar para os cegos com um novo olhar. E vamos tratar a questão com seriedade, ajudando e exigindo providências como cidadãos que somos.

comentar (4)
compartilhar

4 respostas para “Homenagem Laramara: um alerta sobre os deficientes visuais no Brasil”

  1. Célia Aparecida da Silva disse:

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido com nossos irmãos deficientes visuais.
    Sou psicopedagoga, trabalho em escola pública aqui em Varginha, e como tenho visto
    os direitos desses nossos irmãos não tem sido respeitados, tomei coragem e comecei a visitar
    outros deficientes e juntos estamos nos reunindo mensalmente, para que possamos criar uma
    associação para os deficientes visuais aqui na cidade exigindo providências como cidadãos que somos. Tenho visitado vários sites para que possamos colher informações quanto ao trabalho que estamos começando a realizar.
    Deus os abençoe!
    Deus os abençoe!

  2. Juliana disse:

    os deficintes visuais correspondem a 10% da população brasileira? Não seria 1%?

  3. Arnaldo Roman disse:

    EXCELENTE!

    PARABÉNS PELA INICITIVA NATURA.

  4. Toninho >>> disse:

    Irá continuar crescendo
    e SER É CRESCER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com