dica de sexta nº 9- como fidelizar clientes

Por: Blog Consultoria

Categoria: Meu Negócio, Dicas de Vendas, Meu Negócio

27 novembro 2009

Nosso blog é colaborativo! Todo mundo participa, e todo mundo poderia participar um pouco mais.

Tem gente tímida, que não se mostra, tem gente ansiosa que se atrapalha, e tem gente que FAZ bem feito e se destaca. A Dica de Sexta de hoje foi sugestão do Marcos Paulo Andrade de Medeiros, com certeza um dos leitores que se destaca por aqui, pela participação rica, pelo real interesse nos assuntos, pelas perguntas difíceis que nos faz responder em detalhes e principalmente pelo conhecimento, dicas e sugestões que ele divide com todo mundo aqui.

Clientes Natura querem conhecer as possibilidades, saber das novidades e comprar produtos. Se oferecermos apenas isso a nossos clientes, eles vão comprar da gente, mas podem a qualquer momento, comprar de outras consultoras e consultores também. Precisamos ir além, e fazer mais que isso para que os clientes sejam NOSSOS clientes, e se mantenham fiéis pois gostam de comprar conosco.

Algumas dicas que enxergo para que a fidelização aconteça (por favor, completem a lista):

  • Repasse os descontos e brindes do ciclo: se o produto está em promoção, com desconto e/ou brinde, devemos vendê-lo exatamente assim. Não repassar os descontos ou vender o brinde por exemplo, pode ser vantajoso e lucrativo, mas vai acontecer apenas algumas vezes até seu cliente perceber que consegue mais descontos e brindes comprando de outra CN. Lembre-se: quem vende bem, vende sempre!
  • Trabalhe com promoções exclusivas: monte suas próprias promoções, levando em conta bem administrar seu estoque e fluxo de caixa. Seu giro será maior, podendo manter um estoque mais variado. Assim, sua oferta de produtos sempre será atraente e os clientes estarão satisfeitos.
  • Aproveite os brindes para experimentação: Nada é mais confortável do que saber exatamente o que está se comprando. Os clientes sempre darão preferência em comprar de quem podem experimentar os produtos.
  • Conheça os produtos para acertar nas recomendações: com mais de 600 produtos no portfólio, o seu cliente pode ficar indeciso na hora de escolher. A Consultora que conhece os produtos, acerta mais na hora de fazer a recomendação de produtos e de como usá-los, e os resultados na pele, cabelos, e na maquiagem serão um sucesso. Você ganhará a confiança do seu cliente e ele não comprará mais nada sem antes ouvir sua preciosa opinião.
  • Diferencial na apresentação dos produtos: elabore kits exclusivos, de diversas faixas de preço, com embalagens bem atrativas. Apresente-os em cestas vistosas, caixas decoradas, saquinhos de tecido e até em opções feitas com material reciclado. A criatividade é quem manda aqui… e cobre pela embalagem, pois com uma bela apresentação as pessoas se dispõem em pagar o justo.
  • Comunique-se constantemente: quem tem boca vai à Roma, já dizia o ditado. Se cliente pode estar quietinho, mas já reparou que basta mandarmos um email ou dar um telefonema pra tirarmos um pedido? Mantenha seus clientes sempre atualizados das novidades. Todo mundo aprecia atenção.
  • Organize-se e garanta um bom atendimento: crie um processo de trabalho para manter organizadas a sua lista de clientes, a relação de encomendas, as entregas, cobranças, etc. Atenção e organização na hora de tirar e fazer os pedidos é muito importante para que não haja erros, e você entregue exatamente o que foi encomendado. Os clientes não ficam com produtos que não pediram.
  • Apresentação pessoal: somos a vitrine da Natura. Se vendemos produtos para cuidar e embelezar, pele, rosto e cabelos, temos que cuidar de nossa apresentação pessoal para sermos o reflexo do que vendemos. Nada mais gostoso que o cliente nos dizer: Nossa, que cabelo bonito! E nós respondermos: produtos da linha Natura Plant!
  • Minha última dica considero uma das mais importantes: se relacionar com seu cliente! A cada encontro, a cada email, a cada telefonema, criamos elos com os clientes, e dos elos e empatias, surgem as amizades. Ter amizade verdadeira, genuína e sincera com seus clientes criará a fidelidade que nada poderá apagar.

natal2009-arvore2.jpg

comentar (30)
compartilhar

30 respostas para “dica de sexta nº 9- como fidelizar clientes”

  1. OI ESTOU EM ATRASO COM A NATURA NAO CONSEGUI RESPOSTA POR EMAIL POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO

    • Adriana - Natura disse:

      Olá Liliana, tudo bem?
      Editamos seu comentário para sua segurança. O nosso Blog é um canal aberto de comunicação e por isto nós não temos controle de quem entra e lê as informações. Recomendamos que não divulguem aqui dados pessoais como telefone, e-mail, código de CN ou senhas.
      Para ter informações sobre dívidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento (CAN) pelo telefone 0800-7628872. Um beijo!

  2. Lucila disse:

    Hoje estou, ou melhor, estava. Estas dicas vão me ajudar em muito as minhas vendas que estão paradas, vou conquistar mais clientes, foi sensacional abrir esta pagina e ler isso pode ter certeza que vai fazer diferença………bjs.

  3. Irani disse:

    Adorei tudo que disse e concordo plenamente com tudo, especialmente com o fato de estar bem e bonita para atender os clientes, sempre vou bonita, isso melhora a alto estima e colabora para uma boa venda alem disso tento estar sempre animada.
    Abraço

  4. vilma disse:

    QUE POSTAGEM MARAVILHOSA !SOU NOVA COMO CONSULTORA E ESTAVA MUITO PREOCUPADA EM COMO SEGURAR MEUS CLIENTES. EU JA ESTAVA REPASSANDO AS PROMOÇÕES MAIS ESTAVA ACHANDO QUE ESTAVA PERDENDO. AGORA ME SINTO MAIS SEGURA !. OBRIGADO PELA AJUDA.

  5. vilma disse:

    QUE POSTAGEM MARAVILHOSA !SOU NOVA COMO CONSULTORA E ESTAVA MUITO PREOCUPADA EM COMO SEGURAR MEUS CLIENTES. EU JA ESTAVA REPASSANDO AS PROMOÇÕES MAIS ESTAVA ACHANDO QUE ESTAVA PERDENDO. AGORA ME SINTO MAIS SEGURA !. OBRIGADO PELA AJUDA.

  6. anabela rodrigues disse:

    ola! como posso ser revendedora da natura?

  7. jorge baldez disse:

    olá gostei das dicas, entrei pouco tempo como consultor da natura e estou muito satisfeito com as vendas, estou procurando me a perfeiçoar mais sobre vendas, porque gosto de vendas, trabalho em hotéis, tenho bastante diálogo com clientes, e paciência e atenção para que possa ter resultado, bom muito obrigado pela oportunidade de fazer parte dessa equipe. JORGE

  8. Luciane disse:

    ola
    existem pessoas na internet dizendo que sao revendedoras credenciadas na europa vendendo de Portugal. existe a possibilidade de ser revendedora credenciada em UK?
    obrigada

    • Bia - Natura disse:

      Luciane,
      Muito obrigada pela informação. Já encaminhamos seu comentário para o Jurídico e vamos investigar o caso. Assim que tivermos uma posição publicaremos uma nota oficial da Natura sobre o caso, tá?
      Abs,
      Bia

  9. tania disse:

    lu souconsultora natura a mais de 10 anos.hoje vivo em portugal e tenho varios contactos aqui.pergunto vc ve alguma possibilidade de eu continuar a ser consultora natura em portugal? mesmo que tenha que me inscrever em frança, e que os produtos possam me ser entreguem em portugal??? por favor ja nao sei a quem mais pedir ajuda…obrigada..por favor respoda para meu email

  10. Camille MDS disse:

    Ola! É a primeira vez que eu veio nesse site e adorei a idéia! Sou consultora Natura, na França! Conheci a Natura com a minha querida sogra (brasileira) e sinceramente, gostei deste site por poder trocar idéias e dicas!
    Na França, bem que haja so 5 aninhos que a Natura invadiu o nosso pais rsrsrs, nos tentamos fidelizar os nossos clientes com novos encontros e sobretudo com a venda do Refis! Parece ser até, um pouquinho, gestos maquinamente reproduzidos!

    Estou deixando o meu email aqui do lado se alguma consultora ou consultor quiser conhecer um pouquinho mais da Natura na França, estarei pronta para lhe responder!

    Um abraço para todos os consultores do Brasil e boas vendas!
    Camille

    • tania disse:

      ola Camille.sou brasileira sou cn a mais de 10 anos so que atualmente vivo em portugal…vc acha que seria possivel eu ser cn em frança e receber minhas encomendas em portugal??? ajude-me

      • Bia - Natura disse:

        Oi Tania, tudo bem?
        Sei que vc perguntou para a Camile, mas posso de informar que ainda não temos operação em Portugal. Se você quer ter algum tipo de parceria com a Natura no exterior, quiser tornar-se consultora ou tiver dúvidas sobre compras on line para entregas internacionais entre em contato com: international.natura@bpo.tivit.com.br
        Nesse email, eles vão te orientar como proceder, ok?
        Bjos e obrigada pela participação,
        Bia

  11. Patricia disse:

    Maravilhoso,adorei essas dicas, como comecei agora achei otimas,as vezes fico achando que irei incomodar as minhas clientes,mas sabendo o que oferecer e como funciona,ajuda bastante.Beijos

  12. ODETE disse:

    bom sera quado,as sugestao for colocada em pratica.a natura tem tudo pra dacerto.poderia ter mudanças na forma de pagamento e mais tempo pra pagar.bjosss

  13. ODETE disse:

    E MUITO BOAS AS DICAS

  14. Olá Luciana, obrigado por publicar minha sugestão! Estou meio sumido do blog pois estou muiiito atarefado no meu serviço, mas sempre que posso estou lendo os posts que chegam em meu email. Obrigado pelas novas dicas.

  15. Bia - Natura disse:

    Oi Vera (comentário nº8), tudo bem?
    Olha, ontem mesmo o Estadão publicou outra notícia, onde a Sociedade Brasileira de Dermatologistas diz que não reconhece o laudo do teste realizado pela Pro-Teste. Para saber mais a respeito, por favor, leia o artigo que publicamos aqui mesmo no blog: http://blogconsultoria.natura.net/2009/12/02/nota-sobre-protecao-solar-fotoequilibrio/
    Bjos e obrigada pela participação,
    Bia

  16. Vera Lino Muniz disse:

    Olá Bia,hoje 01/12/09 vi uma noticia no site da uol sobre um teste feito em varias marcas de protetores solar entre eles o nosso da linha fotoequilibrio.Precisamos retirar da composição o componente benzophenone 3,q segundo eles já foi proibido em outros paises por ser cancerígeno.Obrigado.

  17. Francisco Emanoel de Oliveira Dantas disse:

    Luciana Soldi Bullara, com certeza esse vai ser o primeiro de muitos contatos que vamos ter. Adorei as dicas de fidelização de clientes, de uma certa forma já trabalho com isso, montei a partir de agosto grupos de consórcio, 10 pessoas pagando 10,00/mês (aqui em Quixeramobim-Ce., as pessoas compram muito fiado 50,00 pra pagar com 30 e 60 dias sem entrada e ainda corre o risco de não receber sem contar com a despesa de locomoção e telefone)o consórcio é uma venda a vista. Reuni todos em um local e sorteie logo todos os clientes, assim todos já sabem em qual mês vão receber seus produtos, cada grupo tem uma planilha com nome, endereço, telefone e situação de pagamento, porém alguns ainda atrasam. Apesar dos entraves hoje em novembro tenho formado 10 grupos e estou fechando mais um pra dezembro e uma coisa me chamou atenção depois que conversei com uma amiga CN que mora em Fortaleza, ela conseguiu uma maquineta pra passar cartão de crédito daquelas sem fio tipo celular e observei também que muitos de meus clientes tem cartão de crédito e seria uma venda com retorno garantido sem calotes como é o caso da promissória. Luciana como faço pra conseguir uma maquineta dessas? Detalhe já tenha conta corrente no Banco do Brasil desde 2005. Aguardo ancioso pelo seu contato. Abraços.

  18. suely sabino disse:

    adorei as dicas, tenho certeza que seguindo algumas terei mais clientes fieis.

  19. Daniela Sacramento disse:

    Suas dicas são preciosas para nós consultoras, trabalho com vendas a muito tempo, mas vejo que trabalhar com honestidade é o caminho para o crescimento.

  20. nelma alves barcellos disse:

    Adorei as dicas. continuem sempre
    com elas são de preciosa ajuda.
    acrescentaria as consultoras sempre
    trabalharem com a verdade, não há
    nada melhor que o seu cliente chegar e deizer: gosto de você porque é honesta!As vezes perde-se
    um cliente por tentar ludibria-lo.
    Abraços, Nelma.

  21. FATIMA disse:

    Gente!Adorei tudo oque li,meu sistema de trabalho parece com o seu.Meus clientes são meus amigos,sábado dia 21 fiz um jantar de despedida para uma cliente e amiga que foi morar no Paraná.Muitas das minhas maiores vendas são feitas após um jantar ou café com pura amizade,vendo como esta na revista com brindes e descontos que a natura ofereçe,só quero saber essas promoções exclusivas posso fazer?Obrigada!Fátima.

  22. celia disse:

    Parabens, Marcos Paulo! pela preciosa dica!!!

  23. Arnaldo Roman disse:

    hummm muito interessante, com essas dicas tenho certeza que irei fidelizar muitos clientes a partir de agora, obrigado Luciana Soldi Bullara, sabia que as vezes um dia ontem qualquer pode ser o melhor, mas quando a música é boa, eu vou a feira comer um pastel, e usando uma colônia sr.n a mocinha da loja de roupas fala que fico cheiroso e charmoso, hjahahahahahaha.
    É muito legal futebol, e jogar video game, ainda mais em um domingo na praia, delicia tomar cerveja e jogar cinuca … ainda bem que a natura preza o bem-estar-bem porque eu sou feliz 🙂
    quero sempre poder ver o sol e a lua, e comer paçoca, chupar sorvete no frio, e comer beterraba com arroz e feijão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com