Dica de Sexta nº 48 – a diferença entre os chás

Por: Blog Consultoria

Categoria: Meu Negócio

24 setembro 2010

Esta aí um assunto que sou supeita pra falar – chás.

Sou uma eterna apaixona por chás, de qualquer tipo, tenho uma verdadeira coleção particular e tomo o meu chazinho diversas vezes por dia, esteja o clima quente ou frio.
Para vocês entenderem o tamanho da paixão, começo ao dia com uma xícara de chá no café da manhã (no lugar do café, sim senhor!), sigo para o escritório, e antes de qualquer coisa, preparo mais uma xícara para começar o trabalho.

Durante o almoço, ainda há chances de eu tomar um chá gelado, caso a preferência do momento não seja pelo suco natural de frutas. Se eu almoço em restaurante japonês, costumo pedir o famoso Ban-chá, que é o chá verde torrado 100% natural. A noitinha, um chazinho quente antes de dormir também não pode faltar. E lá se foram 4 xícaras de chá em um só dia!

Apesar de apaixonada, não sou muito entendedora dos tipos de chá existentes e quais a diferenças sobre eles, além dos benefícios à saúde. Mas os constantes lançamentos em Frutífera aguçaram a minha curiosidade para saber o que é o chá verde, como é conseguido o chá preto, e o que faz o chá branco diferente dos demais. Senta que lá vem montanha de informação!

Para surpresa geral, o verdadeiro chá é SEMPRE proveniente das folhas e brotos da Camellia Sinensis, um arbusto nativo do Sul e Sudeste da Ásia, mas cultivada atualmente no mundo todo em regiões tropicais e subtropicais, inclusive no sul do Brasil. O que costumamos chamar de “chá” feito de outros ingredientes são na verdade infusões, e para elas vale desde ferver aquele capim cidreira que cultivamos em nosso quintal até misturas mais elaboradas de ingredientes, incluindo folhas, flores, brotos e frutos.

Da Camellia Sinensis originam-se os mais tradicionais chás consumidos no mundo, sendo os quatro tipos mais comuns: chá verde, preto, oolong e branco. As diferenças entre esses tipos de chás estão na idade das folhas, variedade de tratamento, origem geográfica e modo de processamento. PASMEM… e eu que achava que cada chá vinha de uma plantinha diferente…!

O chá verde tem sido utilizado na China há mais de três mil anos, possuindo uma tradição de uso como digestivo. O primeiro registro escrito sobre o uso do chá data do século III a.C.

A Cerimônia do Chá ou Chanoyu, é a arte de servir e beber o “matcha“,  um chá verde pulverizado. Nessa época, o chá era utilizado como um suave estimulante, que favorecia ao estudo e à meditação, tendo sido valorizado também como uma erva medicinal.

Na Inglaterra, o chá preto, também oriundo da Camellia sinensis, tornou-se popular, principalmente entre as classes mais altas, que o bebiam como estimulante ao redor das 5 da tarde (o famoso chá da tarde). Os ingleses consideravam a bebida divina, dando a ela o nome de chá, ou “tea”, em inglês, palavra derivada do grego thea, que significa divino. Ahhh, saber disso me deixo ainda mais apaixonada e encatada pelos chás.

O chá branco, tem seu uso difundido a menos tempo que os demais chás da Camellia sinensis, tendo assim, menos tradição de uso. Ainda é bem raro e caro, sua colheita é feita apenas três vezes ao ano, onde folhas e brotos são colhidos antes das flores se abrirem. Passou a ser amplamente consumido por contribuir para o aumento do metabolismo, apresentar propriedades antioxidantes, digestivas e hipocolesterolêmicas – redução da gordura corporal, contribuindo para a diminuição da taxa de colesterol LDL.

Tudo isso foi muito NOVIDADE para mim e agora tenho novos motivos e argumentos para melhorar minhas vendas nos Chás Frutífera, que combinam infusões deliciosas, mas também os tão queridos chás verde e branco.

E vocês, gostaram da nossa Dica de Sexta de hoje?

comentar (7)
compartilhar

7 respostas para “Dica de Sexta nº 48 – a diferença entre os chás”

  1. cibele disse:

    Belo post. Pena que frutifera ainda nao tem por aqui….e tomara que chegue com uma boa promoção de lançamento !!
    rs

    • Bia - Natura disse:

      Cibele, neste primeiro momento, os produtos de Frutífera serão comercializados apenas algumas cidades do interior de São Paulo. Como os produtos dessa linha são orgânicos, priorizando um sistema de produção agrícola que maneja os recursos naturais de forma equilibrada e sem agrotóxicos estamos fazendo um projeto piloto para avaliar os resultados e ajustes necessários para um lançamento nacional em larga escala. A idéia é que as Consultoras Natura também recebam um treinamento em nutrição e saúde adequada sobre cada tema de bem-estar para saber indicar melhor os produtos. Por isso, aguarde um pouquinho. Bjos e obrigada pela participação !!! Bia

  2. oi, Luciana! adoramos o texto e acabamos de tuitar. também já escrevemos no Bom de Humor sobre o prazer de reunir os amigos pra hora do chá 🙂 http://bomdehumor.com.br/materia/2501-E_hora_do_cha.htm

  3. Malena disse:

    Gostaria de saber quando nós primos pobres do norte teremos o prazer de saborear tão fina iguaria…

    • Bia - Natura disse:

      Malena,
      neste primeiro momento, os produtos de Frutífera serão comercializados apenas algumas cidades do interior de São Paulo. Como os produtos dessa linha são orgânicos, priorizando um sistema de produção agrícola que maneja os recursos naturais de forma equilibrada e sem agrotóxicos estamos fazendo um projeto piloto para avaliar os resultados e ajustes necessários para um lançamento nacional em larga escala. A idéia é que as Consultoras Natura também recebam um treinamento em nutrição e saúde adequada sobre cada tema de bem-estar para saber indicar melhor os produtos. Por isso, aguarde um pouquinho. Bjos e obrigada pela participação !!! Bia

  4. Maira disse:

    Oi Luciana! Faz algum tempo que acompanho o blog, não sou consultora, mas sou consumidora Natura e adoro tudo aqui, os posts sempre são bem escritos, fico sabendo mais sobre os produtos, descubro as novidades antes… Adoro os produtos Natura, compro há anos e estou muito curiosa a respeito desses chás, ainda não experimentei. Parabéns pelo blog, você é muito querida! Um abraço!!

    • Maira, que delícia ler o seu comentário! Ganhei o dia, de verdade!
      A gente sempre soube que aqui não temos só leitores consultores, mas consumidores também, mas até saber que agradávamos tanto vocês… Muitíssimo agradecida pelo carinho, e participe SEMPRE!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com