Dia Mundial sem carro 2009

Por: Blog Consultoria

Categoria: Institucional, Projetos Natura

22 setembro 2009

tela_dmsc.jpgHoje é o Dia Mundial sem Carro, dia de adortar um transporte alternativo e deixar seu carro em casa, em uma atitude simbólica de preocupação com esta questão. Não há dúvidas de que as cidades precisam melhorar o problema do trânsito, a qualidade do transporte público e mais garantias para que opções alternativas de transporte sejam seguras e eficazes, pois o resultado de um aglomerado extremamente exagerado de carros tomando conta das cidades é um dos grandes vilões da qualidade de vida urbana.

O dia de hoje não pode passar em branco, mas a consciência sobre as mudanças que precisamos promover deve ser permanente, presente em todos os nossos dias, guiar todas as nossas escolhas e atitudes.

Eu tenho carro desde meus 18 anos. Todo mundo que tem carro sabe do conforto que ele proporciona em uma cidade como São Paulo por exemplo. Porém, em contrapartida, observo grandes metrópoles em países desenvolvidos onde ter carro é uma necessidade cada vez mais distante das pessoas. Sabe porquê? Por que o transporte público funciona!

Eu tenho esse exemplo muito perto de mim. Sou uma privilegiada em São Paulo, pois meu trabalho é próximo de onde eu moro. Mesmo para uma curta distãncia, gasto geralmente 30 minutos para chegar de carro por causa do trânsito, mas de trem, percorro duas estações em menos de 10 minutos! Se a estação fosse mais perto, se o trem não viesse tão lotado e não faltasse tanta segurança no transporte público, eu deixaria cada vez mais o carro em casa. Mas infelizmente ainda temos vários impasses a vencer, até que isso aconteça. Sei que muitos cidadãos também ficam divididos nesta escolha, mas veja porque escolher por outra alternativa que não o carro é tão importante:

  • perdemos horas preciosas do nosso dia no trânsito
  • quanto pior for o trânsito, maior a incidência de acidentes ( e pasmem, a maioria das vítimas são pedestres)
  • quanto maior a quantidade de veículos automotores, mais grave será a poluição
  • a poluição aumenta, aumentando também a incidência de doenças respiratórias e cardiovasculares
  • a saúde da população piora, aumentando os custos do Governo com o sistema de saúde

Percebeu que trata-se de um ciclo vicioso difícil de sair, que, de uma forma geral, resulta em menor qualidade de vida para as pessoas?

Achei no Portal Nossa São Paulo, uma lista de mudanças propostas em um texto nomeado de Manifesto do Dia Mundial Sem Carro 2009, que acho valer a pena dar uma lida.

Ao meu ver pelo menos, percebo que a cada ano, o movimento pelo Dia Mundial Sem Carro parece que está ganhando cada vez mais força. Temos mais e mais links, iniciativas e comunidades tomando partida do assunto, e cada vez mais potencial em espalhar essa consciência pela internet. Por isso queria contar com vocês para divulgar alguns links interessantes que encontrei sobre as mobilizações que estão sendo feitas:

Comunidade do Dia Mundial sem Carro: qualquer um pode fazer parte da comunidade e participar ativamente postando conteúdos (textos, notas, fotos e vídeos), ficar por dentro de eventos relacionados, acompanhar fóruns de discussão e conhecer outras pessoas engajadas na causa.

Atividades para fazer a pé no Dia Mundial Sem Carro: trata-se do Catraca Livre, site destinado a atividades culturais gratuitas.

Programação do Dia Mundial Sem Carro: confira a programação da qual você e muitas outras pessoas podem participar.

pesquisa IBOPE sobre mobilidade: uma pesquisa completa sobre a forma que as pessoas se locomovem hoje na cidade de São Paulo.

Ahhh o Dia Mundial Sem Carro também está no Twitter! http://twitter.com/dmsc_sp

comentar (3)
compartilhar

3 respostas para “Dia Mundial sem carro 2009”

  1. HELLEN disse:

    GOSTARIA DE COMPRAR ALGUNS PRODUTOS NATURA FORA DE LINHA!TERIA PARA ME OFERECER?
    ]

  2. **ADOREI**ESSE**DIA**PRA**COMEMORAR**NÃO DIRIJO**ANDO**MUITO**A PÉ** TOMAR**QUE**OS**GOVERNANTE**DEST**BRASIL**FAZEM**MAIS**LEIS**PARA**NOS**AJUDAR**POR**EXEMPLO**DIA**MUNDIAL*DO**DISPERDISSO**
    **TODO**MUNDO**IRIA**PENSAR**BEM**NO**QUE**JOGA**FORA**
    BJS**

  3. Sou a favor de toda e qualquer iniciativa para preservar o meio ambiente. Infelizmente, aqui no DF onde eu moro e sou consultor, o transporte público não funciona e na cidade satelite que moro (Planaltina/DF) ainda não tem metrô. Só me resta vir trabalhar de caro, Ou gastar em 3:00Hr para vir bicicleta. O que não é viável. Mas quem não pode ajudar de um jeito ajuda de outro, fazendo coleta seletiva, evitando jogar lixo pelas ruas e concientizando pessoas que ainda não perceberam a grandiosidade dos problemas causados pela poluição. Para mudar o mundo devemos mudar a nós mesmos primeiro. Creio que estou fazendo a minha parte.
    Um abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com