Dia do Cliente 2010

Por: Blog Consultoria

Categoria: Canais Natura, Atendimento, Campanhas e concursos

13 outubro 2010

Já é super oficial, e tem até web site a respeito: dia 15 de setembro é o Dia do Cliente.

A Natura, sempre buscando melhorias no atendimento de seus clientes, resolveu fazer uma atividade experimental no Dia do Cliente deste ano, colocando um grupo de seus colaboradores para atender as ligações recebidas pelo CAN e SNAC no lugar dos operadores que lá trabalham. Pode imaginar a experiência?

A idéia era justamente fazer com as pessoas que trabalham dentro da Natura, que inclusive colaboram em projetos para a melhoria do serviço de atendimento, pudessem sentir um pouquinho do dia-a-dia dos operadores, passando-se por eles. Sabe aquele velho ditado que na teoria parece fácil, mas na prática é outra coisa? Pois é, eles conseguiram sentir a “real” desse serviço tão vital para nós, Consultores e Consumidores Natura.

Enfim, como toda ação experimental, foi um primeiro passo super impotante em aproximar as realidades e colher boas oportunidades de melhorias que temos e podemos fazer com pequenas e simples ações. A Natura conseguiu dessa forma estar mais próxima dos clientes para entender de fato o que é relevante e o que impacta em sua satisfação e pode ter certeza que melhorias virão!

Outro efeito interessante também foi observado nos operadores, que ficaram encantados em ver o pessoal da Natura atendendo. Saíram de lá na certeza de que todos passaram a se sentir ainda mais co-responsáveis pela boa relação com os clientes Natura, sejam eles Consultores, Consumidores, ou as duas coisas, né CNs, sabemos bem disso.

Aproveitando a deixa, uma das coisas observadas que pode ser melhorada e que a melhoria depende de nós Consultores é o uso correto dos atendimentos do CAN e do SNAC. Temos uma porção enorme de CNs trocando as bolas, ligando para o SNAC quando deveria ligar para o CAN e vice-versa. Eu explico:

CAN – Centro de Atendimento Natura

>> 0800-7 Natura (628872) ou pelo chat (Site Consultoria)
É a central de atendimento para qualquer assunto referente à atividade de consultoria. Este atendimento é exclusivo do Consultor Natura, ao qual os consumidores não têm acesso. Dúvidas sobre pedidos, boletos, ciclos, e tudo mais que permeie o nosso universo e dia-a-dia.
O telefone do CAN está em todo o material de Consultoria, e quem é super online, também pode contar com o CAN pelo chat.

SNAC – Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor

>> 0800-115566, snac@natura.net ou pelo chat (Natura.net)
Este é um serviço exclusivo dos consumidores Natura, que tira dúvida sobre os produtos, seu uso, eventuais trocas e reposições quando necessário. Os contatos do SNAC constam na Revista Natura justamente por isso. Sei que muitos de nós CNs também exercemos o nosso papel de consumidor Natura quando usamos os produtos, e somente nessa posição, devemos procurar o SNAC. Existem ainda aquelas dúvidas sobre produtos que estão mais relacionadas a poder atender nossos clientes sobre o uso correto dos produtos e para isso existe o atendimento do CAN, pois é o CAN que irá nos ajudar a atender bem os nossos clientes, enquanto o SNAC deve ter um contato direto com o consumidor.

Essa pequena confusão em relação a qual dos dois números ligar pode parecer um detalhe, mas se vocês soubessem o quanto só o fato de CNs ligarem para os números errados dificulta e congestiona o processo de atendimento, pensariam duas vezes antes de discar. Bem, enquanto a gente tenta imaginar, tenho certeza que o grupo de colaboradores da Natura que se passou por operadores no Dia do Cliente já descobriram!

Deixo algumas fotos que registraram esse dia, importantíssimo para todos nós.

comentar (2)
compartilhar

2 responses to “Dia do Cliente 2010”

  1. flavia alencar sousa disse:

    fui revendedora natura em 2010,só que atrazei uma caixa e só agora vai da pra pagar meu debito
    com a natura,mandem alguma coisa coisa por onde eu peço meu boleto.

    • Bia - Natura disse:

      Flavia, tudo bem com você? Infelizmente, não conseguimos te ajudar por aqui porque não temos acesso ao sistema da Natura. Mas, o que posso te dizer é que após um certo tempo de dívida, essas pendências vão para consultoras financeiras que fazem a gestão dos débitos. Veja como proceder em caso de dívida no CAN no telefone: 0800-7628872 (opção 4). Hoje em dia, os atendentes possuem acesso para a busca através do nome, endereço ou CPF. Um abraço e obrigada pela participação, Bia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *