Dia da Árvore 2008

Por: Blog Consultoria

Categoria: Institucional, Projetos Natura

21 setembro 2008

O Dia da Árvore talvez seja, entre as outras datas destinadas às causas ambientais, a mais lembrada e prestigiada. Estava aqui pensando com os meus botões porque será que isso acontece, já que temos tantos outros temas mais abrangentes e tão importantes quanto este. Mas logo que faço a pergunta, vem a resposta: as árvores são um dos maiores símbolos da natureza. Por isso, o seu dia tem um peso simbólico tão grande.

dia-da-arvore.jpgO Dia da Árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil, foi escolhido o dia 21 de setembro, que marca o início da primavera e historicamente o culto dos índios às árvores, ao preparar o solo para cultivo. Neste dia existem muitas iniciativas em se plantar árvores, como o Click Árvore e Vamos Plantar Um Milhão de Árvores, mas eu prefiro aclamar primeiro para a NÃO DESTRUIÇÃO das árvores que já existem. Afinal, desde que mundo é mundo, o próprio funcionamento harmonioso do ecossistema se encarrega em fazer as árvores germinarem e crescerem.
As árvores desempenham muitos papéis importantes, influenciando no clima, no solo, contribuem para a alimentação e serve também de moradia para muitas formas de vida. Podemos dizer que a árvores é um organismo por si só que promove muita vida ao seu redor. Por isso destruir uma árvore é bem mais do que destruir uma árvore. É afetar todo um ecossistema.
Logo ali, na Amazônia, os números são alarmantes:

43 árvores são destruídas por segundo, o que representa uma destruição de 2.570 árvores por minuto, 154.224 árvores por hora ou 3.700.000 de árvores por dia. Muito triste. Fato é que a destruição seguindo nesta velocidade, vamos ter que plantar sim muitas árvores, mas acima de tudo tentar fazer o que está ao nosso alcance como cidadãos para que a destruição cesse. O nosso voto responsável é um belo começo!

Se quer se engajar e ver as muitas iniciativas que estão sendo feitas pelo Brasil afora no Dia da Árvore este ano, o site do Instituto Ambiental Nova Era tem uma lista bem completa aqui.

[youtube:http://br.youtube.com/watch?v=VmKuiJklkzk]

comentar (6)
compartilhar

6 respostas para “Dia da Árvore 2008”

  1. Gabriela, a fonte é do próprio WWF.

  2. […] No Dia mundial da Árvore, muitos falam em plantar uma árvore, quando o mais importante é agirmos para que não sejam destruídas as árvores que já existem, conforme publiquei em nosso texto sobre o Dia da Árvore do ano passado. […]

  3. gabriela disse:

    Oi Luciana. Achei muito interessante este seu post, e queria ver se tu sabe me informar a fonte desses números de destruição de árvores por segundo/hora/dia. Queria usar esses dados num trabalho, pois eles são muito alarmantes, mas só posso usá-lo citando a fonte que os publicou.
    Obrigada e parabéns pelo blog!
    Gabriela

  4. gresiele de santana batista disse:

    amo matura!fghcfxmv jku6etrtruyrt3çdy~flhgçlc vovlpk~cpç~,\p<~MQ

  5. Eliete (Lili) disse:

    Oi Lú. Concordo com você, acho melhor não derrubar mais árvores, mas isso é uma utopia. Então vamos lutar pelo manejo florestal sustentável, vamos comprar madeira certificada, parar de usar lenços de papel, dar preferência a materiais reciclados. Sabemos que é possível SIM fazer isso, só depende de nós! Beijos.

  6. foi muito bom porque cada vez a gente aprende a valorizar cada vez mais a natureza que nós temos …
    adorei muito e gostaria de recebê los no meu email…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com