como fazer estoque – parte 1

por: .

Pessoal, assunto super cotado no blog e tenho certeza que pode render muito pano para manga. Então já quero adiantar que é esta mesmo a idéia, este artigo é só um primeiro de uma série que tem como objetivo falar sobre estoque e suas facilidades, ouvir as principais dúvidas relacionadas que poderão surgir, e assim dar continuidade ao assunto.

Já começamos com o vídeo abaixo que dá um panorama geral de como começar um estoque, pois precisamos começá-lo de alguma forma, em algum momento… todos sabem que ter estoque ajuda muito a melhorar nossas vendas. Uma vez o estoque iniciado, é preciso gerenciá-lo para sempre conseguirmos mantê-lo sem despesas extras e com mais lucros.

A dica é começar usando o próprio lucro para iniciar o estoque, e para isso precisamos de organização  e controle e para calcular direitinho o quanto lucramos e assim dar passos calculados e certeiros na compra do estoque, que deve seguir sempre a prioridade de produtos em promoção e/ou de preferência dos seus clientes para melhorar as vendas e lucros. Mas quero deixar claro também que se tratando de organização e controle, cada um tem sua forma de fazer, cada um tem seu jeitinho e devemos sempre fazer as coisas considerando o que achamos melhor, mais prático e fácil. Por isso, a intenção neste primeiro texto é, alem de dar algumas dicas iniciais, dividirmos como toda a nossa comunidade de Consultores e Consultoras Natura as dicas de cada um ao montar o seu estoque. Usem e abusem dos comentários, pois estou curiosíssima para conhecer outras dicas!

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=z6-5CrKJ96Y]

  1. valeria mestriner disse:

    Estou começando a vender Natura,estou muito ansiosa para fazer o meu estoque,quero trabalhar tendo minha pronta-entrega!!! Estou torcendo que de certo!

    Responder
    • Mayara - Natura disse:

      Olá valeria,

      Como vai?
      Seja bem vinda à comunidade de Consultoras Natura!
      Procure ter pronta entrega de produtos que são mais baratos e têm venda mais fácil: as linhas SOU e Tododia, por exemplo. Produtos de uso contínuo também costumam ter boa saída: sabonetes, desodorantes, hidratantes, shampoos e condicionadores, por exemplo. Aproveite também para combinar produtos e indicar presentes para seus clientes com as dicas do Natura Presentes. Você já conhece? Aqui no blog damos dicas para seus negócios com frequência, fique de olho para aproveitar. Um beijo e obrigada pela participação!

      Responder
  2. natalia disse:

    quero q vvc manda para meu email endereco como faco para baixa programa de controle de estoque e gasto .muito grata.

    Responder
  3. ROMILDA disse:

    estou montando meu estoque e quero saber se vcs tem alguma listagem de codigos com produtos?

    Responder
    • Bia - Natura disse:

      Romilda, a base de produtos vigente no ciclo está no mesmo arquivo do organizador de pedidos, mas de forma oculta. Vc só precisa pedir para reexibir… Um abraço, Bia

      Responder
  4. Emily disse:

    Olá, tenho que pagar alguma coisa para iniciar com a natura?
    É obrigatório comprar algum kit natura para iniciar?

    Responder
    • Bia - Natura disse:

      Emily, vc precisa comprar os kits da Natura: o Kit Início contém materiais de apoio fundamentais para exercer sua atividade e conquistar clientes. Nesse Kit constarão produtos campeões de venda, e ao vendê-los você recupera todo o seu investimento inicial. 0 kit início que é obrigatório contabiliza a pontuação para fechar o seu primeiro pedido, e se for o kit início básico terá 31 pts e o completo 62 pontos. Para saber todos os intens do kit início completo ou o básico, na penúltima página do Consultoria Natura, que vai junto com a Revista Natura, há a seção “é importante para você – seus apoios de venda”. Nessa página, existe a uma coluna “Kits Natura”, com todos os produtos que compõem os kits Início Completo e Kit Início Básico, ok?

      Responder
  5. andreia disse:

    quero saber como faço para comprar produto do emporio ?

    Responder
  6. ELIEZER disse:

    Eliezer pereira me passa o endereço ou caminho desse progama que vc conseguiu na net para tbem controlar estoque /cx e o resto

    Responder
  7. dulcehelenabaptista disse:

    guanho.pouco.sou manicure.uqeria aprende como faze estoque sou revendedora. ficarei grata.obrigada..

    Responder
  8. Bia - Natura disse:

    Oi Amarildo (comentário 38), tudo bem?
    Vc pode fazer o download da planilha através da seção “Últimas Notícias”, do site consultoria. Assim, vc poderá organizar seus pedidos com a planilha e associar cada item ao cliente que o solicitou. Se quiser, pode imprimí-lo ou trabalhar no próprio Excel. Se você ainda não fez pedidos pela internet, tente nesse ciclo e veja como é fácil! No Últimas Notícias, vc terá acesso a planilha com todos os produtos Natura com seus respectivos pontos e preços referentes ao ciclo vigente com um novo campo: cliente. Agora você não perde o controle sobre quem pediu qual produto. Muito obrigada pela participação e Boas Vendas!

    Responder
  9. amarildo disse:

    Estou começando a controlar as vendas da minha esposa , por acaso alguem pode me enviar em excell alguma planilha de controle financeiro?
    amarildocarlos@netsite.com.br

    Responder
  10. Ezequiel disse:

    Muito bom essas dicas. Me ajudou muito. Estou muito grato pela informação.

    Responder
  11. Clarice disse:

    Muito bom este vídeo ele me deu novas dicas de trabalho.

    Responder
  12. marilane disse:

    Gostaria que alguém me desse uma dica sôbre como organizar meu estoque, para quando precisar de um produto, não perder tanto tempo.

    Responder
  13. Rejane disse:

    Ainda não tinha visto o vídeo, mas montei no excel uma planilha que me informa o valor vendido por cliente, produto do estoque vendido, receita e despesa em cada ciclo, e se houve lucro ou prejuízo. E, ainda, uma outra planilha com os produtos de estoque, custo, venda e validade de cada produto, fazendo com que isso me facilite a vida, pois sei o valor do produtos em estoque e quanto em dinheiro a receber, e para completar etiqueto cada produto, pois quando vendo não tenho a preocupação de ver no catálogo o valor…

    Responder
  14. Vitória Zanelli disse:

    Será que alguém poderia me enviar o endereço ou caminho desse progama que existe para controlar estoque, caixa…
    Desde já agradeço, bjos

    Responder
  15. carlos da silva disse:

    como vc conseguiu o site de controle de estoque manda pra mim por favor pra mim moontar uma planilha muitas gracias

    Responder
  16. Rose disse:

    Oi Maria das Graças por favor me passa o endereço ou caminho desse progama que vc conseguiu na net para tbem controlar estoque /cx e o resto
    bjs rosedani@ig.com.br

    Responder
  17. Clice Oliveira disse:

    Isso é que eu chamo de trocar experiencias esse blog é um sucesso.Parabens!!!

    Responder
  18. Joelma disse:

    Sou consultora ha 01 ano e 03 meses,trabalho fora o dia inteiro e tenho dois filhos (04 anos e 06 meses).No meu trabalho não tenho muita liberdade para estar mostrando os produtos para os colegas de trabalho.Gosto muito de vender os produtos da Natura,pque são excelentes de muita qualidade.Em função da falta de tempo ja pensei em desistir ,mas realmente não é o que eu quero.será que alguém tem uma situação parecida com a minha?Gostaria de receber dicas inclusive para aumentar a minha clientela.

    Responder
  19. regiane disse:

    maria das graças me passa o endereço ou caminho desse progama que vc conseguiu na net para tbem controlar estoque /cx e o resto
    bjs mregiane@oi.com.br

    Responder
  20. Luciana Soldi Bullara disse:

    Natalia, quero te dizer bola pra frente. Quando a gente quer se organizar, até um caderno serve. Na verdade o ideal é você fazer controles bem simples no excel. Não tenha nada pronto aqui, mas será que você não consegue alguém pra te dar algumas dicas de excel? O mesmo serve para a Maria das Graças…

    Responder
  21. Maria das Graças disse:

    Sou consultora já fazem 4 anos e 1mes,adoro comprar promoções,tenho um bom estoque.Minhas clientes amigas,sabem disso e quando surge aniversarios ou algo de ultima hora,elas ligam pedindo kits que monto conforme o valor que elas podem ou querem pagar.Tenho sempre embalagens p/presentes e ou de crer p/ver.Mas,dar trabalho.Manter estoque,pois temos que saber os produtos de mais saida e data de validade,principalmente qdo.trta-se de cremes e maquiagem,pois a validade é bem menor do que perfumaria.Tomando estes cuidados,evitaremos prejuizos e dor de cabeça.E é isso…quanto ao controle de estoque já tentei varias formas o ultimo conseguir na internet, um programa, onde controla vendas,contas a receber,estoque.

    Responder
  22. Natalia disse:

    Luciana boa noite,tudo bem? Bom eu tenho depressão e com isto os altos e baixos desta doença.Tem seis meses que estou ibernando(como os ursos, so dormindo), alias estava.Agora estou começando a acordar novamente e estou precisando colocar minha “empresa ou 1º ou 2º emprego” em dia.Estou completamente sem ação com natura, tenho um lugar so com os produtos da natura na minha casa mas, esta uma bagunça só, os produtos misturados nas caixas, o caixa desorganizado.Quando olho para este local me da um desanimo tão grande…….Bom preciso começar a fazer algo e como começei a ler este blog achei interessante e resolvi te mandar este email. As vezes precisamos de alguem para nos ajudar no ponta pé inical e conto com vç p/ isto, se possível. Sabe queria uma planilha no excell p/ o que vou pagar e receber p/ controle de estoque p/ cadastrar meus clientes,etc. Vç sabe onde posso conseguir? tentei montar e não consigo,não entendo muito de excell e minha paciencia ainda esta curta.Tem algum site onde posso conseguir? Um braço, agurdo resposta.

    Responder
  23. Luciana Soldi Bullara disse:

    Fabi, para todos os meus controles Natura eu uso o Excel, um programa da Microsoft com planilhas.

    Responder
  24. fabiane disse:

    olá Lúciana, meu nome´é fabiane sou consultora a 2anos e 3 meses sou apaixonada pelo que faço,sou fanatica por promoçoes e trabalho bastanti com estoque as vezes peço tantos produtos,por minha conta que quando chega vejo o valor da nota e a quantidade de produto,meu deus que loucura como que eu vou pagar isso!mas deus é taõ maravilhoso que quando nem percebo já vendi tudo pago a nota,tiro um troco e fico super feliz…….só tenho um problema comprei um computador mais naum consigo organizar meus produtos, minhas vendas, continuo usando minha velha é boa agenda. se vc puder mim dar alguma dica sobre como mim organizar, começei a passa pedido pela net é td de bom , gostaria muito de saber explora minha agenda eletronica….

    boa noite e muito obrigado.

    Responder
  25. sandra maria de melo disse:

    adorei, mas me fala q programa vc usa pra informatizar teu estoque,Rafaela gomes?

    Responder
  26. Elza Angelica Sirqueira disse:

    não consigo fazer pedido pelo site me ajude por favor

    Responder
  27. Luciana Soldi Bullara disse:

    Silvana, faço as duas coisas, e te digo que depende muito do perfil de suas clientes. Tem aquelas que só compram se for para aproveitar uma promoção, outras que são tão fãs de determinado produto que compram mesmo no preço de tabela. Você pode por exemplo em um produto que comprou com 20% de desconto, aplicar 10% de desconto. Assim vocIe dá um descontinho, mas também aumenta um pouquinho sua margem de lucro. Sua pergunta é muito pertinente! Fique ligada que amanhã vamos publicar mais uma dica da séri “como fazer estoque”. Beijos Lu

    Responder
  28. Silvana disse:

    Luciana, você costuma sempre que acaba o ciclo reajustar o preço dos produtos que comprou na promoção? Ás vezes permaneço com o preço p/ fazer um agrado as clientes. Será que estou agindo certo?

    Responder
  29. Suely disse:

    faz um 1 ano que vendo os produtos natura, estou adorando vender, tenho muitas clientes, só começo não foi facil, mais consegui com muito esforço e força de vontade. Comprei a sacola daNnatura, comprei alguns produtos e sai pra vender e assim fui conquistado algumas clientes e hoje nem preciso sair muito, algumas pessoas já sabem que eu vendo e tenho meu próprio estoque de produtos. Não foi fácil… quando a gente tem força de vontade e fé em deus chegamos lá!
    natura é maravilhosa

    Responder
  30. Maria Aleluia disse:

    Olá, na verdade as consultoras natura precisam aprender a estudar os materiais que a natura oferece, pela net ou em casa, muitas de nós recebem o consultoria e engaveta e não lê perdendo as promoções que a natura nos envia.

    Responder
  31. Rafael Gomes disse:

    Primeiro passo Ana, seria você organizar seus produtos separando por linhas, e fazendo contagem dos mesmos anote e vai controlando. Assim já um começo, pois tudo tem um inicio….

    Responder
  32. Ana disse:

    Pedí uma dica sôbre comorganizar meu estoque, para quando precisar de um produto, não perder tanto tempo.

    Responder
  33. Rafael Gomes disse:

    Estoque é tudo de bom, pois cada dia que passa parece que estou mais dentro da Natura. Parece que um trabalho virou brincadeira. Informatizei todo meu estoque ficou mto legal, assim posso ver relatórios de vendas por grupo e tudo mais. Muito bom. A Natura passou a ser meu vício diário…

    Responder
  34. ivanilda tavares disse:

    sou consultora natura ha 2meses,e comecei meu estoque espero que de certo.seria bom a natura enviar planfetos de consultoria para as consultoras dispor esses planfetos em lugares como salao de belesa,e academias,iria ajudar muito nas vendas,principalmente para quem esta começando como eu.obrigada, beijos.

    Responder
  35. Luciana Soldi Bullara disse:

    Eba… que bom que todo mundo curtiu… Vamos fazer mais video-dicas sim! E convdo novamente a todos que deixem sas próprias dicas também.

    Responder
  36. José Luiz disse:

    É bom ter dicas que possam enriquecer cada um de nós e como disse a própria Luciana, cada um tem sua maneira em controlar o que compra, lucros…
    Organização é fundamental e claro ter consciência de tudo o que vc for comprar para estoque tem que ser algo de grande aceitação entre nossos Clientes. Nada adiantará vc comprar algo que praticamente ninguém pede.
    Boa sorte pra todos!

    Responder
  37. Hildinha disse:

    Gostei das idéias e dicas sobre estoque de produtos Natura. Aproveito as ofertas de Colônias e de produtos de uso diário principalmente quando estão em oferta.Bye, H.

    Responder
  38. Giselle Bueno disse:

    Lu, adoro seus recadinhos mostrados em vídeo….parece q vc tá aqui pertinho…publica mais e mais, estamos esperando ansiosos…
    :D
    Bjinhos, Gi Bueno

    Responder
  39. FÁTIMA ZONATTO FALCADE disse:

    EU INGRESSEI NA NATURA FAZEM TRES ANOS COMECEI COMO QUALQUER CONSULTORA COMEÇA,COMPRANDO,VENDENDO E PAGANDO MEUS BOLETOS SEMPRE EM DIA,ATÉ HOJE SEPARO TODO DINHEIRO QUE RECEBO PARA PAGAR,SÃO TRES ANOS DE PURA PACIÊNCIA.HOJE TENHO UM BOM ESTOQUE E CONSIGO ATENDER QUALQUER PEDIDO.AGORA ESTÁ NA HORA DE SEPARAR MEUS LUCROS.SEMPRE QUIS TER MEU PRÓPRIO NEGÒCIO E HOJE SINTO-ME REALIZADA,POIS COM A NATURA CONSEGUI REALIZAR MEU SONHO.AGORA É SÓ CONTINUAR A ATENDER MUITO BEM MEUS CLIENTES E ESPERAR SEMPRE O MELHOR.ESPERO QUE MINHA DICA SEJA ÚTIL PARA TODOS.BEIJOS.FÁTIMA.

    Responder
  40. RAQUEL disse:

    Gostei muito do vídeo me ajudou bastante!!!

    Responder
  41. hosana costa disse:

    bom
    primeiro gostaria de agradecer, a luciana pelas dicas…
    e dizer q é muito importante o apoio, para o nosso crecimento…
    dividir e ajudar faz bem, e é isso q vc mostrar…

    eu sou consultora a 5 meses, sou nova, mas ja tenho meu pequeno estoque, e funciona, eu compre todos dos hidratantes da linha tododia e consegui vender todos, em 1 dia, ou levei p o trabalho e la todos adoraram…

    ja estou aguardando novas dicas…

    bjus

    Responder
  42. Joyce disse:

    Olá, como é bom aprender estocar, eu mesmo tenho varias mercadorias em estoque que não sai…
    Gostei muito dessa dica…
    Abraços

    Responder
  43. rita disse:

    Luciana faz uma cara que eu não sei o que é ter “lucro” por que ele fica em produtos na prateleira, mas é dinheiro cert que tenho dentro de casa, e a melhor coisa que a Natura fez foi estas promoções de perfume,vai rolar uma grana bem legal!
    Vale a pena investir em promoções é só ter paciência para esperar o retorno,é como se fosse uma poupança, e sem contar que muitas vezes te salva para pagar um boleto que´está vencendo e você derreente nem recebeu!Bjs!

    Responder
  44. Flavia disse:

    Estocar é um investimento que deve ser bem calculado e seguro. Sempre aproveito as promocoes dos produtos que tem mais saida. Minhas clientes adoram pois sempre surge aquele presentinho em cima da hora e correm me pedindo algo. Pratico para elas e otimo para mim. Adorei as dicas!!!

    Responder
Deixe um comentário