Cinco passos para você poupar e realizar seus sonhos

Por: Bia Barros

Categoria: Seu Negócio, Dicas de Vendas, Seu Negócio

17 maio 2017

imagem_blog

A gente sabe que num contexto de crise, fica difícil o dinheiro sobrar até o final do mês. E muita gente aparece aqui no Blog dizendo que não consegue economizar para investir na atividade. Por isso, a gente pensou em dar algumas dicas para tornar essa tarefa um pouco mais fácil.O mais importante é saber que para conquistar tudo que deseja, você precisa olhar com seriedade para a sua renda e se organizar para realizar seus sonhos. Quer saber como fazer isso? Vejas as nossas dicas infalíveis:

  • Identifique qual o seu sonho: Antes de começar a guardar dinheiro, tenha claro o que você deseja conquistar: é uma casa? Fazer faculdade? Viajar? Depois de identificar qual o seu maior sonho, você precisa se organizar para fazer ele acontecer. Se a ideia é comprar um carro, por exemplo, você precisa fazer a conta de quanto tem que economizar para compra-lo e o tempo que levará para isso.
  • Anote tudo: Como você pretende guardar dinheiro se você não sabe exatamente o quanto gasta? O primeiro passo para quem tem um objetivo é anotar DIARIAMENTE tudo o que gasta. E tudo quer dizer TUDO mesmo. Não adianta se enganar! Coisas pequenas como o cafezinho, o chocolate ou aquela blusinha que estava em liquidação também custam dinheiro e por isso têm que entrar na conta. Só assim você consegue ver para onde está indo o seu dinheiro.
  • Reduza os gastos: Que tal procurar um plano de celular mais barato? Economizar luz e água para diminuir o valor das contas? Ao invés de comprar mais um sapato, coloque o dinheiro no cofrinho e pense na sua meta! Também não esqueça de colocar a data do vencimento de todas as suas contas fixas logo após a data que recebe o salário. Assim, você não precisa pagar os juros que sempre comprometem o orçamento.
  • Se sua renda não for fixa, previna-se: Se você for autônoma, sabe que a renda varia bastante dependendo do mês. Então, é importante você comparar os anos anteriores e identificar qual o máximo que você recebe durante o mês, o mínimo e qual a média do que ganha durante o ano. Assim, você consegue tirar um pouquinho daqui e colocar acolá para não ser pega de surpresa. Sabe aquele ditado que nossa avó repetia sem parar: “não conte com a galinha antes dos ovos”? É exatamente isso! Imprevistos acontecem e é importante que você tenha uma reserva para não ser pega de surpresa quando precisar de dinheiro nos momentos difíceis.
  • Estipule metas para suas despesas: agora, que você sabe exatamente qual o seu custo mensal, você pode estipular metas para as despesas. Por exemplo: Metade da renda para gastos fixos. Ou seja, 50% do que você recebe deve ser reservado para se manter no dia-a-dia, com moradia, alimentação, transporte, a escola dos filhos, etc. 20% para pagar as dívidas. Se estiver endividada, sua prioridade deve ser quitar as dívidas para não ser  engolida pelos juros. Então, já reserve uma parte do dinheiro para pagar tudo o que deve e sair do vermelho. Os outros 30% da renda podem ser divididos entre o lazer e a poupança. Você pode guardar 15% do que você recebe e o restante usar para o passeio, um cinema, o lanche ou montar o seu estoque para pronta-entrega. Mas  não esqueça do seu sonho e deixe pelo menos 10% do seu salário no cofrinho.

Depois de todo esse esforço, você vai chegar lá na meta com o dinheiro que economizou. Isso pode acontecer até mesmo antes do que que você imagina. E pode ter certeza que o gosto dessa conquista vai ser muito maior porque você vai lembrar de tudo que fez para conseguir realizá-lo. Gostou das dicas? Espero que elas tenham ajudado! 🙂

 

 

 

comentar (0)
compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *