Celebrando o uso do REFIL

Por: Blog Consultoria

Categoria: Institucional, Movimento Natura

17 Janeiro 2009

Sempre procurei celebrar o uso do REFIL. Celebro com o meu uso próprio, com a recomendação de compra aos meus clientes e mesmo a quem nunca usou Natura, sempre dou um jeitinho de comentar e divulgar.  O REFIL é um grande diferencial da Natura. E tenho certeza que a idéia de causar menos impacto ao meio ambiente, aliado a um menor custo, agrada na certa. Então hoje precisamos celebrar mais uma vez o REFIL e quem faz um trabalho bonito com a venda dele. É por isso que passo a palavra para a Consultora Natura Leonor Tereza Voigt , de Curitiba, setor Águia de Ouro, com seu depoimento emocionado:

“Passei a vender mais refis ao ressaltar às minhas clientes a grande importância que o reuso das embalagens representa para o bem do planeta. Isso as sensibiliza muito mais do que o fator econômico, o fato de o refil ser mais barato do que a embalagem regular. Também aproveito a deixa do refil e procuro conscientizar as pessoas a adotarem uma nova postura na vida, diminuindo a produção de lixo em casa e separando materiais para a reciclagem. Não me preocupo com a natureza somente quando desenvolvo a atividade de Consultora Natura. Em casa, minha família toda fica atenta para economizar no consumo de energia elétrica e água. Isso faz parte da nossa rotina. Recebi duas medalhas como Destaque, uma pela venda de refil e outra por ter ficado em 3º lugar em vendas entre as CNs do Paraná. Sinto que faço a minha parte para melhorar o mundo em que vivemos e fico muito feliz pelos reconhecimentos que recebi. Isso me incentiva a continuar.”

refil.jpg

comentar (16)
compartilhar

16 respostas para “Celebrando o uso do REFIL”

  1. Boa noite! As embalagens reutilizadas diminuem os impactos ambientais, os refis são econômicos causando benefícios a todos.
    Gostaria de dar uma sugestão para que tivesse uma instrução de como abrir a embalagem do shampoo Ekos da Natura, por sorte minha, a minha filha que faz engenharia estava em casa e me deu orientação.

  2. andrei, disse:

    (2) outra questão por vcs citada é o uso do plástico verde da Brasken. Outro assunto polêmico pois diferente do petróleo, o uso do “plástico verde” é renovável mas o destaque está apenas na origem do plástico pois no que diz respeito ao descarte continua sendo um polímero de difícil quebra das moléculas igual ao fabricado por origem do petróleo e demora 200, 300 anos pra decompor se não se utilizar um aditivo pra tornar este material oxi-biodegradável. E, sei o que estou falando pois estou desenvolvendo um trabalho científico aqui na UFSM a respeito de design de embalagens e pesquisei muito sobre o tema. Estão corretíssimos no aspecto redução, entretanto as campanhas de mkt da natura ampliam esta iniciativa de forma a enganar as pessoas que pensam que a redução acaba sendo uma solução…Não soluciona, apenas adia a ocasião de estarmos fabricando foguetes pra enviarmos lixo pro espaço ou sei lá qual outra solução que teremos que achar. Um abraço.

    • Bia - Natura disse:

      Oi Andrei, tudo bem? Encaminhei seu comentário para a área responsável pelo projeto dos refis e assim que tiver uma resposta publico aqui mesmo, ta? Um abraço e obrigada pela participação,
      Bia

    • Bia - Natura disse:

      Andrei, segue a resposta da área de refilagem: “Olá Andrei, nosso compromisso com a redução do impacto das nossas embalagens é bastante sério. Os novos refis dos hidratantes Tododia reduzem o impacto ambiental e a emissão de gases causadores do efeito estufa em aproximadamente 70%. Isso acontece porque o novo refil utiliza muito menos plástico do que a embalagem original – 83% a menos! É importante ressaltar que o novo refil era menos lixo do que a embalagem original, mesmo esta sendo reciclável, porque na imensa maioria das cidades brasileiras ainda não há coleta seletiva e tratamento diferenciado para o lixo reciclável. Assim, na maioria dos casos as embalagens, mesmo as recicláveis, continuam tendo o lixão como destino. De fato, o refil sachê não é biodegradável, nem retornável, mas estamos comprometidos em seguir evoluindo nestas tecnologias para possibilitar ambas coisas no curto prazo.” Um abraço

  3. andrei, disse:

    (1) certo! q bom q aceitou a crítica! gostei da postura afinal de contas somente debatendo as possibilidade é que estaremos caminhando para um moindo mais sutentável. mas enfim… concordo que o uso de refil possa ser interessante entretanto apenas reduz o lixo e ele acaba por permanecer a existir e é lógico q a reciclagem não ocorre na totalidade dos plásticos. dessa forma, estamos aumentando o lixo cada vez mais… neste ponto, embalagens oxi-biodegradáveis ganham força e são realmente eficazes para preservação ambiental.

  4. andrei, disse:

    só falta recusar o meu comentário… rssrrs.

    • Bia - Natura disse:

      Oi Andrei, segue a reposta ao seu comentário: o propósito dos refis é reduzir o impacto ambiental. Por isso, além de usar 83% menos plástico do que a embalagem regular, ele gera uma redução de 97% de lixo. Para vc ter uma idéia, hoje o refil da linha erva-doce é feita com cana-de-açúcar, desenvolvida pela Brasken, com origem renovável vegetal, que contribui para a redução da emissão de gases causadores do aquecimento global. Por uma questão de capacidade de entrega, ainda não conseguimos estender a refilagem para todas as linhas da Natura, que tem uma produção em larga escala, mas o nosso objetivo é que refis façam parte de todo o nosso portfólio. Quer saber mais? Acesse o site da Natura; http://www.natura.net/refil e também a o site da Braskem : http://www.braskem.com.br/site/portal_braskem/pt/home/home.aspx

  5. andrei, disse:

    Lamento, mas esta é apenas uma forma de enganar os clientes visto que o refil é uma embalagem plástica que polui tanto quanto, ou um pouco menos até, que a embalagem original apesar de ser mais em conta para o consumidor. No meu entendimento, uma embalagem realmente preocupada com o meio ambiente teria que ter o apelo do conceito de embalagem retornável ou biodegradável, o que não é o caso destas embalagens. Realmente lamentável…

    • Bia - Natura disse:

      Oi Andrei, tudo bem? O propósito dos refis é reduzir o impacto ambiental. Por isso, além de usar 83% menos plástico do que a embalagem regular, ele gera uma redução de 97% de lixo. Para vc ter uma idéia, hoje o refil da linha erva-doce é feita com cana-de-açúcar, desenvolvida pela Brasken, com origem renovável vegetal, que contribui para a redução da emissão de gases causadores do aquecimento global. Por uma questão de capacidade de entrega, ainda não conseguimos estender a refilagem para todas as linhas da Natura, que tem uma produção em larga escala, mas o nosso objetivo é que refis façam parte de todo o nosso portfólio. Quer saber mais? Acesse o site da Natura; http://www.natura.net/refil e também a o site da Braskem : http://www.braskem.com.br/site/portal_braskem/pt/home/home.aspx

  6. Sandra Regina disse:

    A embalagem regular deve durar mais tempo, e o refil foi feito para estas embalagens.
    Tem duas linhas da Natura em que as embalagens não são duradouras e adequadas para o conceito que a natura dá para elas:
    A linha M&B e a linha chronos, que ao meu ver, precisam melhorar.

  7. gresiele de santana batista disse:

    gosto muito dos produtos de natura obrigada! por essas maravilhas10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000 de bjos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!amo a natura varios produtos maravilhosos

  8. camila disse:

    bom acho a ideia do refil muito dez poderia se adptar em outros produtos tambem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Luciane de Brito Cunha disse:

    Tenho uma dica super interessante para a utilização da embalagem do refil de shampoo plant ou ekos: 1) corte reto o fundo da embalagem na horizontal 2) Vire de cabeça para baixo e adapte uma presilha de pressão (dessas que prende no azulejo) no meio do refil.
    Esta pronto o suporte de esponja de cozinha. Ela vai durar muito mais, pois ficará sempre sequinha.

  10. DeboraMatias de França disse:

    eu como muitos sempre me senti apenas mais um no meio da multidão,
    mas ai eu comecei a vender os produtos da natura e passei a me interar dos assuntos sobre os projetos desta empresa.Daí descobri o quanto a natura faz bem pro nosso planeta mas eu realmente me senti um ser a parte de todos quando vendi um refil e expliquei pra minha cliente pq é tão importante que elas comprem refís e assim eu realmente me senti fazendo a diferença no mundo.e assim eu me sinto mais util,capaz e grandiosamente viva!!!!
    parabens pra todas as cns que vendem refis aos montes!!!!!!

  11. valeria disse:

    o refil além de ter um preço bem acessível,faz com que as pessoas tenha uma visão diferente sobre o impacto ambiental.

  12. Eliete (Lili) disse:

    Olá amigas (os). Fica a sugestão para a Natura, para incentivar o uso do refil, promoções do tipo: compre 1 refil e ganha X% de desconto na compra do segundo refil do mesmo produto e/ou fragrância. Poderiamos testar a aceitação deste tipo de promoção. Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com