batons com chumbo???

por: .

Prevenir é sempre melhor que remediar.
Foi pensando nessa premissa que resolvemos escrever em resposta a um email que tem circulado por aí, internet a fora, sobre marcas de batons contendo chumbo em sua formulação. Ainda não chegou nenhum questionamento sobre isso até a Natura, apesar da Natura ter sido citada entre outras marcas neste email, no entanto, como eu disse, prevenir é melhor, e por isso vamos deixar preparada para vocês uma resposta sobre todos os pontos que envolvem este assunto, caso vocês venham precisar.

CONHECENDO O CHUMBO
O chumbo é um metal que ocorre na natureza, produzido por queima de combustíveis, mineração e produção industrial. Também é utilizado na produção de baterias, soldas e tubulações metálicas e em dispositivos para bloquear Raio-X. Ano a ano, sua utilização tem sido reduzida devido aos riscos que o chumbo causa à saúde humana.

Na cosmética, os pigmentos utilizados em maquiagens e tinturas de cabelo passam por rigorosas especificações definidas por legislações nacionais e internacionais que garantem a segurança das fórmulas quanto a qualquer tipo de contaminação.
A Natura não foge à regra – todas as matérias-primas atendem TODAS a essas exigências legais, de forma que os produtos, incluindo os batons, são livres de chumbo ou outro contaminante, e caso eles existam, não encontram-se em níveis que possam ser tóxicos.

batons.jpg

SOBRE O EMAIL QUE ANDA CIRCULANDO
A primeira coisa a se dizer é que de nem sempre de boas intenções vivem os emails que chegam assim, sem sabermos direito a procedência. Tem muito Spam por aí, e precisamos sempre de atenção para avaliar as mensagens que recebemos como verdadeiras ou nem tanto.

No email, há menção de presença de chumbo nas fórmulas de várias marcas de batom para proporcionar fixação do produto. No caso da Natura, a fixação é alcançada pela seleção adequada de agentes emolientes seguros e atóxicos.

O email cita ainda um teste utilizando um anel de ouro para se esfregar no batom e detectar a presença de chumbo nos batons, caso resulte em um traço preto. O teste não é válido. O traço preto que eventualmente pode ocorrer ao esfregar o anel no batom é o resultado de um processo de oxidação do próprio ouro, e isso pode acontecer também com outros metais. Assim, o traço preto não é o resultado de uma reação do ouro com o chumbo.

E para não restar qualquer dúvida, seguem abaixo alguns links em que essa história da presença de chumbo nos batons é desmentida. Curiosamente a mensagem não se restringiu ao Brasil atingindo outras partes do mundo, por isso alguns links são de sites em inglês.

Site Balela –  é analisada a veracidade da informação. Há também o desmentido da suposta autora: http://balela.info/arquivo/atencion-mujeres-o-boato-do-batom-com-chumbo/

Site Boycott Watch, dedicado a identificar “trambiques” – Nesse artigo está incluído parte do posicionamento da Estee Lauder:
http://www.boycottwatch.org/misc/EsteeLauder.htm

Essa história foi eleita uma das “TOP 10 false health scares” de 2007 (em inglês, “TOP 10 histórias falsas sobre saúde) pela American Council on Science and Health:
http://www.thestar.com/living/article/290788

Site Urban Legends – é feito acompanhamento da mensagem desde seu aparecimento e no qual foi classificada como “falsa”:
http://urbanlegends.about.com/library/bl_lead_in_lipstick.htm

O site Breackt The Chain faz uma avaliação bastante completa com os resultados do estudo da “Campaign for Safe Cosmetics” (em inglês, Campanha eplo Cosmético Seguro) cruzando com informações do FDA.
http://www.breakthechain.org/exclusives/lipstick.html

Cancer Research UK – confirma o aspecto boatesco da mensagem.
http://www.cancerhelp.org.uk/help/?page=6338

E aí, o que vocês acham? É balela ou não é?

  1. angela maria da silva disse:

    nossa tou muito preucupada gosto muito de batom agora tou comedo de usa

    Responder
    • Mayara - Natura disse:

      Olá Angela,
      Conforme informado no post, A Natura garante que todas as matérias-primas atendem TODAS a essas exigências legais, de forma que os produtos, incluindo os batons, são livres de chumbo ou outro contaminante, e caso eles existam, não encontram-se em níveis que possam ser tóxicos.

      Um abraço!

      Responder
  2. MARIA DOS PASSOS DURÃES disse:

    Gostaria de acreditar, pois com a saúde das pessoas não sebrinca e usar de artifícios para faturar é lamentável; uso muito os batons natura.

    Responder
  3. Danielle Tosto disse:

    Vocês acham mesmo que algumas particulas entre um milhão como os donos das.empresas dizem não ira afetar a nossa saúde? Não irá afetar a saúde do.corpo humano uma vez.que.esses metais pesados são cumulativos no corpo humano. E não é so nos lábios galera! São na maioria dos cosméticos das marcas mais.variadas incluindo internacionais. Se não querem ver a verdade,esperem daqui.algumas decadas…..

    Responder
    • Bia - Natura disse:

      Olá Danielle, tudo bem? Existem definições nas legislações nacionais e internacionais que limitam a presença do chumbo na composição de pigmentos, visando evitar a intoxicação dos consumidores. No caso da Natura, as especificações de nossas matérias-primas atendem aos mais rigorosos níveis legais e toxicológicos, de forma que nossos produtos, a presença de metais pesados e de chumbo nos produtos fica abaixo do limite estabelecido por lei. Antes de chegar ao mercado, os cosméticos também passam por outros processos de segurança. No caso da Natura, são testados por médicos dermatologistas e analisados permanentemente pelo Comitê de Segurança de Produtos, que tem, entre outras funções, a missão de assegurar o controle e a qualidade dos produtos comercializados pela empresa.
      Para se assegurar de que um produto não contém chumbo em níveis superiores ao limites determinados pela legislação, o consumidor deve dar preferência aos cosméticos com origem conhecida e produzidos por marcas com registro no Ministério da Saúde.

      Responder
      • vera lucia disse:

        eu adoro os batons ,perfumes tudo em se da natura e confio.

        Responder
  4. Caio disse:

    Olá
    Sou acadêmico em química e gostaria de ver o laudo do ensaio dos batons, para determinar o motivo que o próprio fica escuro se friccionado com ouro.

    obrigado pela atenção

    Caio Duarte

    Responder
  5. Sonia M Cardoso disse:

    Pque o perfume: Contos de Verão. Biografia. Não é comercializado o ANO INTEIRO? No ultimo verão saíu no catálogo mas não chegou nem perto da Região SUL! eLE É MARAVILHOSO… T

    Responder
    • Bia - Natura disse:

      Oi Sonia, tudo bem? Seu comentário é uma ótima oportunidade de explicar sobre nossos produtos temáticos. Temos alguns produtos que são pensados para ocasiões específicas e que não obedecem o ciclo de vendas normal. Fazem parte de coleções ou de algum estojo de presente excluisvo para datas estratégicas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, etc. A permanência desses produtos no nosso portfólio depende de vários fatores: aceitação no mercado, volume de vendas, disponibilização de matéria-prima e também capacidade de produção. Espero ter esclarecido sua dúvida, Bia

      Responder
  6. julia disse:

    Olá!
    Acho muito sensato e correto da parte de vocês esclarecer esse assunto aqui no site. Mas fiquei com uma dúvida. Os batons não possuem nada de chumbo, ou possuem quantidades mínimas que não apresentam riscos?
    Desde já agradeço!

    Responder
    • Bia - Natura disse:

      Julia, pela legislação brasileira, só é permitido vender cosméticos que passam por testes rigorosos com o intuito de coibir a introdução de agentes contaminantes tóxicos ou perigosos que poderiam por em risco a população. O órgão que regula isso exige que a quantidade máxima de chumbo que um desses corantes pode conter é mínima (nível de partes por milhão), ou seja, nada que afete a saúde do consumidor! Por isso, os protudos que contém chumbo são mínimos e não apresentema risco, tá? Bjos, Bia

      Responder
  7. Lu disse:

    Fiquei horrorizada ao ler que os batons tinham chumbo na internet, pois não vivo e não saio de casa sem um batom. Mas também acho que se formos acreditar em cada e-mail que chega à nós, já teríamos parado de viver como humanos civilizados e nem celular usavámos mais! Ainda bem que existem pessoas sérias pra rebater o argumento do chumbo e obrigada à Natura pelo total esclarecimento sobre o assunto. Sou fã e consumidora dos produtos de vcs!

    Responder
  8. Natalia disse:

    Olá pessoal,
    Mesmo a Natura sendo uma empresa bem conceituada no mercado de cosméticos, quando recebia a mensagem, confesso que fiquei em dúvida, mas esses esclarecimentos são importantes justamente para nos deixar confiantes e seguras na hora de responder para as nossas clientes. Gostei dos esclarecimetos.
    Só para lembrar existe outro e-mail passando por ai falando sobre Protetores solar com substâncias cancerígenas, e a Natura tambem é menciona, vcs estão sabendo?
    bjs.

    Responder
  9. Pollyana Guimarães de Alencar disse:

    as atitudes ja realizadas pela empresa em defesa do meio ambiente confirmam a seriedade com que a natura produz seus cosméticos.eu acredito profundamente que os batons da natura são saudáveis.

    Responder
  10. Bia - Natura disse:

    Jarlan (comentário 9),
    As Casas Natura foram concebidas especialmente para as nossas consultoras. Não vendemos os produtos lá, pois a área foi totalmente criada para abrigar a atividade de consultoria – principalmente para aquelas que não tem ferramentas para auxiliar no exercício da atividade. Por isso, a casa coloca à disposição computadores para que nossas CNS possam fazer a captação dos seus pedidos, além de ter todos os nossos produtos do portfólio para experimentação. A idéia é que esse seja um espaço de experimentação dos produtos e para isso todas as áreas do ambiente foram pensadas para facilitar o trabalho das CNs, permitindo que os consumidores e o público em geral conheçam e se aproximem da nossa marca. Dessa forma, nós acreditamos que dando essa oportunidade de vivência e de conhecimento com toda a nossa linha de produtos isso também impactará positivamente nas nossas vendas.
    Um abraço,
    Beatriz

    Responder
  11. Norberto Rodrigues disse:

    Caro Sr. Argel, muito boa tarde!

    Como resolver um problema da não entrega de um produto que já foi solicitado à revendedora mais de 3 vezes e não é atendido?
    Após contato com o SAC vejo uma cadeia de abastecimento e uma previsão de demanda, aliados à concorrência entre os clientes internos, extremamente deficiente.

    Responder
  12. rozaria disse:

    Ola…
    Gostaria de dizer que recebir este email ,,e como tantos que falam da coca-cola, que fala da e etc, é mais um na minha caixa de entrada que vai para a lixeira, sei o quanto a natura e natureza, e não fui a fundo nas informações não por ser leiga, mas por conheçer esses emails “lixo da massa”

    Responder
  13. LuciaPalasioBarbozaPaulino disse:

    o o que tenho pra dizer é que como aparece, no site que; não tem xumbo os batons e logo em seguida caso eles existem ,não encontran-se em quantidade que possa ser toxicos, não esta afirmando que. Não tem e que deveria, mudar algo da composisão dos da Diversa tenho cliente que não suporta ocheiro. Dele elas gostavam dos da unica e eu tanbem tinha cheiro de chocolate. Era muito, bom agradeço por poder dar esta opnão

    Responder
  14. Rosa Maria Cn disse:

    Bom gente muita calma nessa hora para não virar(…..).Meus lábios estão aqui maravilhosos cor canela linha Diversa,não reclamaram de nada ao contrário agradecem o carinho dos batons Natura,o resto é resto,deixa que diga,que pense,que fale.E a prova??????Ahhhhhhh??

    Responder
  15. AMANDA disse:

    Saí FORA!

    NÃO É A 1ª VEZ QUE VEJO NOTÍCIAS
    CONDENANDO OS PRODUTOS DA NATURA!
    SEMPRE FICO COM UM PÉ ATRÁS, QUANDO
    SE TRATA DE PRODUTOS NATURA.

    Responder
  16. jarlan alves disse:

    É possivel comprar na casa natura ou é apenas apresentação dos produtos.
    desde já agradesço

    Responder
  17. Eliete (Lili) disse:

    Já estou acostumada a receber hoax, mas para mim o pior são as pessoas que repassam sem se dar ao trabalho de pesquisar para saber se são verdadeiros ou não. Na dúvida o meu conselho é : assuma que é mentira até que se prove o contrário, e não repasse. Tenho internet há 12 anos, e já estou cansada de receber spams, correntes e hoax.

    Responder
  18. Miriam Abreu disse:

    Também recebi este email mas desconfiei…

    Responder
  19. Linda disse:

    É verdade, Lú! Não podemos deixar passar! Precisamos manter a Natura informada para que ela possa esclarecer as informações e defender a qualidade dos seus produtos. Atitudes como a sua garantem o nosso ofício. Na próxima, eu tb vou informar a Natura! Bjinhos!!!

    Responder
  20. Luciana Soldi Bullara disse:

    Linda, meu pai recebeu o email e passou para mim para eu estar ciente. A melhor coisa que fiz foi ter mandado o email para a Natura avaliar. Pouco a pouco, vamos cercando informações falsas que confundem os consumidores e prejudicam as marcas sérias. Por isso quando receberem emails como este, avisem a gente, que vamos atrás dos esclarecimentos! Bjoka :)

    Responder
  21. Solange CNO disse:

    Recebi esse email e por acreditar na qualidade dos produtos Natura, detonei o dito cujo.

    Responder
  22. Hugo disse:

    Posso ser sincero? Nem ligo pra esses e-mails, eu confio plenamente na NATURA!

    Responder
  23. Linda disse:

    Oi Lú! Mto bom vc postar este esclarecimento! Ano passado recebi um e-mail sobre esse tema. Como sempre desconfio das informações que circulam na Internet, não dei mta atenção. Entretanto, sabemos que algumas pessoas se deixam levar por essas informações incorretas, o que acaba afetando negativamente na imagem do produto que representamos. Obrigada por vcs estarem sempre antenados a essas questões! Bjos!

    Responder
Deixe um comentário