5 dicas de como fazer o controle do estoque

Por: Bia Barros

Categoria: Meu Negócio, Dicas de Vendas, Meu Negócio

05 setembro 2017

pronta-entrega

Você já perdeu venda por não ter o produto para pronta-entrega? Como a gente já falou aqui no Blog, é importante você fazer o planejamento financeiro e calcular direitinho: a compra dos produtos, a entrega das mercadorias e o espaço que vai expô-los para evitar prejuízo. Consultamos vários Consultores e Consultoras de Beleza Natura que são Destaques de Vendas e todos eles afirmaram que estocar significa melhorar a relação com os clientes, pois assim eles garantem um atendimento ágil e, claro, um lucro maior.  Nós pedimos a receita de sucesso de cada um deles e separamos 5 super dicas de como fazer a gestão do estoque para incrementar o seu negócio. Veja só:

  • Invista nos produtos preferidos dos seus clientes

É importante que você guarde sempre os pedidos dos clientes para entender as preferências de cada um e também os produtos que são sucesso de vendas. Se você der uma olhadinha nessa lista, com certeza, vai ver quais clientes pedem sempre o mesmo produto e conseguir dar um passo a frente, apresentando os itens mais procurados por eles antecipadamente. Então, você pode começar fazendo um pequeno estoque para esses tipos de clientes.

  • Invista em itens de venda rápida 

Outra dica importante é reservar uma parte do seu lucro para investir em produtos de cuidados diários como sabonetes, desodorantes, shampoos porque são produtos de venda certa. Acompanhe também o comportamento de vendas da sua região para garantir que você tenha sempre os produtos mais procurados para vender imediatamente.

  • Faça seus próprios Kits de presente

Tem sempre algum cliente desesperado procurando presente de última hora  para dar no aniversário de uma amigo, no amigo secreto da firma ou em datas comemorativas. Por isso, reserve uma parte do seu dinheiro para investir em lembrancinhas e sacolas de presente. Assim, você terá sempre a mão algum produto para essas ocasiões especiais.

  • Aproveite as promoções

Todo ciclo oferece uma série de descontos e promoções que a gente pode aproveitar para comprar com valores menores e revender em outros momentos com o valor cheio. Assim você não perde venda e aumenta o seu ganho.

  • Controle o que entra e o que sai

Identifique tudo que você tem para pronta-entrega e controle diariamente a entrada e saída das mercadorias. Dessa forma, você vai observar o comportamento de compra dos seus clientes e calcular também os produtos que você precisa comprar para repor os produtos que tem saída rápida. Quando perceber que há excesso de produtos, faça com que eles sejam vendidos rapidamente! Fique atenta a data de validade e faça promoções ou descontos especiais para liberar os produtos que não foram vendidos. Assim, você dará espaço para investir nos itens com maior sucesso de vendas.

Tem mais alguma dica que você gostaria de dar e que não está nesse texto? Conta para a gente como você organiza os seus produtos para pronta-entrega. E se ainda tiver dúvida sobre o assunto, dá uma olhadinha no Portal do Conhecimento. Tem conteúdos super legais lá com receitas de sucesso para a Venda por Relações.

 

 

comentar (5)
compartilhar

5 responses to “5 dicas de como fazer o controle do estoque”

  1. Eva Carvalho disse:

    Invisto parte do meu lucro em produtos promocionais em cada ciclo, assim sempre mantenho meu estoque para montar meus kits de presentes promocionais!

  2. Laura disse:

    Boa Tarde!

    Esses videos já não estão desatualizados , seria interessante dar uma repaginada nesse tipo de conteúdo.

  3. Nossa, que legal! Já estava seguindo os cinco passos sem nem saber. Acho que estou no caminho certo. 🙂

    • Bia Barros disse:

      Que bom, Janaína! Torcendo para que tenha muito sucesso na sua trajetória como Consultora de Beleza Natura. Beijos e obrigada pela participação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *